Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

tirar a limpo

Janaína se diz prejudicada por insinuações sobre passado na AL e pede solidariedade para investigar Casa

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Janaína se diz prejudicada por insinuações sobre passado na AL e pede solidariedade para investigar Casa
A deputada estadual Janaína Riva (PMDB) afirmou que insinuações sobre administrações passadas na Assembleia Legislativas, feitas pelo governador Pedro Taques (PSDB) e governistas, a prejudicaram em diversos momentos. Por isso tem interesse na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os últimos 20 anos de administração da Casa de Lei.


Leia mais:
Líderes do governo e da maior bancada governista afirmam que CPI para investigar AL tem conflito de competência
 
Janaína Riva é filha de José Geraldo Riva, ex-deputado estadual que ocupou a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso várias vezes nos 20 anos anteriores a atual legislatura, que começou em fevereiro de 2015. José Riva é réu por desvio de verbas da ALMT e continua sendo alvo de investigações do Ministério Público. Em uma confissão, ele já denunciou a participação de outros deputados em supostos esquemas.

O laço familiar da parlamentar foi vários vezes usado para desqualificar seu discurso. O acontecimento mais recente foi quando o governador Pedro Taques, ao ser questionado sobre a importância de uma CPI para investigar o déficit do MT Prev, sugeriu a criação de uma CPI para investigar os últimos 20 anos de administração na AL. Janaína acatou a ideia para tentar tirar a história a limpo e apresentou o pedido para criar essa CPI, mas não conseguiu apoio dos próprios deputados governistas.

“Essa CPI surgiu de uma indicação do próprio governador para com sua base. (...)Por muitas vezes isso acabou atrapalhando meu mandato [insinuações obre a atuação de José Riva], colocações com relação ao passado da Assembleia. Então, se eu respondi a todo momento, não vejo porque os colegas não serem solidários a essa causa e proceder essa investigação. E que fique claro, os novos parlamentares não tem responsabilidade pelo que aconteceu no passado, mas pelos últimos dois anos sim”, afirmou a deputada.

Os deputados da base governista afirmam que é conflitante um deputado investigar outro ou a própria Assembleia Legislativa de maneira tão ampla. Além disso, eles acreditam que essa CPI somente serviria para expor a imagem do legislativo estadual e por isso não vão assinar o pedido. Contudo, a parlamentar do PMDB entende o caso de maneira diferente.

“Eu já falei pros colegas que não vejo nenhum absurdo em a Assembleia proceder uma investigação contra a própria Assembleia. Eu acho que da mesma forma que a Assembleia já fez outras investigações”, disse. “Não vejo como conflito de interesse. E acho que seria uma CPI de interesse público. A população tem interesse que a CPI aconteça”, completou. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet