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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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Método europeu de triagem garante eficiência no atendimento de pacientes em hospital de Cuiabá

Foto: Da Assessoria

Método europeu de triagem garante eficiência no atendimento de pacientes em hospital de Cuiabá
Adotado em fevereiro deste ano (2017) pelo Hospital e Maternidade Femina, o Protocolo de Manchester tem aumentado a eficiência e agilidade no atendimento dos pacientes que procuram o hospital. A triagem separa os pacientes por cores que simbolizam a gravidade do problema e urgência para atendimento.  


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A diretora-técnica Fernnanda Piggato explica como funciona o novo protocolo de atendimento no hospital.  "Ao chegar à recepção do Hospital e Maternidade Femina, o paciente passa por uma triagem que é realizada por um enfermeiro. O profissional avalia quais as principais queixas do paciente e de acordo com a gravidade dos problemas, identifica com a cor específica".

O modelo europeu foi criado na cidade do Reino Unido que deu nome a este tipo de seleção dos pacientes em 1997. Para a diretora-técnica do Hospital e Maternidade Femina Fernanda Piggato os benefícios do Protocolo de Manchester consistem principalmente em oferecer atendimento adequado aos pacientes mais graves, para os quais a demora pode causar prejuízos irreversíveis à saúde, como sequelas. 

“É bem verdade que todos que se dirigem a um hospital querem um atendimento rápido e eficiente, mas algumas pessoas têm condições de esperar mais que outras e, por isso, o Protocolo ajuda a responder com mais eficácia aos pacientes com maior grau de urgência ou emergência".

De acordo com a classificação das cores, quem recebe a pulseira vermelha necessita de atendimento imediato, sendo que a cor significa emergência. A pulseira laranja revela um grau de muita urgência, com isso o atendimento deve ser praticamente imediato com tolerância de 10 minutos de espera.

Os pacientes que recebem a pulseira amarela são os que necessitam de atendimento rápido, mas que podem aguardar por até 60 minutos. Os que portam a pulseira verde são considerados casos pouco urgentes, e, portanto, podem aguardar pelo atendimento e até mesmo serem encaminhados para outro tipo de serviço de saúde. Para as pulseiras verdes o tempo de espera é de até 120 minutos.

Já os pacientes que recebem a pulseira azul são considerados os casos não urgentes e o tempo de espera pode ser de até 240 minutos. "Vale ressaltar que todos os pacientes que chegam até a Femina são tratados com qualidade de atendimento. Nossa equipe de colaboradores e quadro médico sempre faz o melhor para que o tempo médio de atendimento ocorra o mais rápido possível", ressalta Fernnanda Piggato.
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