Olhar Direto

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Política MT

SEM MEDO

Maggi revela que laudos asseguram sanidade de produtos recolhidos e não há risco em consumi-los

Foto: Assessoria

Maggi revela que laudos asseguram sanidade de produtos recolhidos e não há risco em consumi-los
Qualquer um pode comprar carnes do Brasil sem qualquer risco. A garantia partiu do ministro da Agricultura, senador mato-grossense  Blairo Maggi, nesta segunda-feira (27), em Brasília, ao apresentar um breve balanço dos laudos sobre produtos que o ministério recolheu em 22 estados. Foram 174 amostras, em 21 frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca.
 
Maggi observou que, dessas 174, os laudos de 12, cujo resultado já é conhecido, não indicaram risco para os consumidores. Os laudos referem-se às unidades de Curitiba-PR e Jaraguá do Sul-SC da Peccin e da unidade de Mineiros-GO da BRF, informou a assessoria do ministério.
 
Leia Mais:
- Eraí Maggi afirma que mercado externo aproveita crise para barganhar preço; frigoríficos fazem o mesmo

- Blairo Maggi afirma que Brasil tem um dos melhores sistemas de fiscalização do mundo e pede que consumidor denuncie

“Temos 12 laudos que já temos confirmação e, desses, 12 nenhum apresenta qualquer perigo ao consumo humano das mercadorias que foram coletadas”, ponderou Blairo, em concorrida coletiva à imprensa, no Mapa.
 
Ao seu lado, o  secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Rangel, esclareceu que as mercadorias das seis unidades interditadas de cinco empresas estão recolhidas e não podem ser vendidas. O ministério fará análise dessas mercadorias, e a venda só será liberada com laudo indicando que não há problema com os produtos.
 
Das três unidades cuja interdição foi anunciada nesta segunda-feira, uma trabalha com farinha de osso, uma com lácteos e outra com produtos embutidos. Segundo o ministro, um dos problemas encontrados no frigorífico Souza Ramos, que produz salsicha, foi percentual de amido de milho maior que o permitido.
 
No frigorifico Fabrica de Farinha de Carne Castro, que produz farinha usada para fabricar ração, foi verificada mercadoria fora do prazo, e o frigorífico SSPMA foi interditado por dificultar a fiscalização, informou Maggi.
 
“Quando o fiscal chegou lá não havia ninguém para recebê-lo. Eles fecharam a planta e ninguém ficou para atender o fiscal”, disse. O SSPMA produz leite e produtos de leite.
 
Nesta segunda-feira, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, determinou recall das carnes da empresa Peccin. Na sexta (24), a secretaria já havia determinado a retirada dos supermercados das carnes produzidas na unidade da Peccin de Curitiba-PR (SIF 2155); da unidade de Colombo-PR, da Souza Ramos (SIF 4040). e da unidade de Balsa Nova-PR, da Transmeat (SIF 2155).
 
Antes de conceder a entrevista, Maggi se reuniu com os 27 superintendentes do ministério nos estados e no Distrito Federal – destes, informou, 17 são indicações políticas e 10 servidores de carreira.
 “A rotina de inspeção foi intensa, com prioridade para a defesa da saúde pública. Cada equipe chegou aos estabelecimentos pela manhã para inspecionar e fiscalizar, verificou os registros de controle de fabricação, controles de matéria-prima, interrogou funcionários dos estabelecimentos, além de avaliar as condições de higiene durante o dia todo”, complementou Blairo Maggi.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet