Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

DINHEIRO DO CIRA

Taques admite gargalos na saúde, mas garante regularização de repasses aos municípios

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Taques admite gargalos na saúde, mas garante regularização de repasses aos municípios
Uma semana e meia depois de anunciar a quarta troca no comando da Secretaria Estadual de Saúde, o governador Pedro Taques (PSDB) tomou para si as responsabilidades e os problemas com o setor. Durante encontro que reuniu mais de cem prefeitos do Estado, na última terça-feira, 28, no Palácio Paiaguás, Taques prometeu regularizar os repasses em atraso utilizando dinheiro do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).


Leia Mais:
- Taques anuncia R$ 38 mi para transporte escolar e franqueia acesso de prefeitos a órgãos estaduais

- TCE rescinde TAG da Saúde e multa ex-sercretários; Taques avisa que vai “virar a chave”


“Os secretários de Fazenda e de Desenvolvimento fecharam um grande acordo, o CIRA – criado pela nossa administração – não vou falar o nome da empresa, isso está quase fechado, falta só discutir o valor”, disse Pedro Taques.

“Esse dinheiro do CIRA eu não quero nem saber, é uma determinação minha e vai ser todo investido na saúde, para que nós possamos colocar em dia os repasses para os municípios. Esse acordo vai ser fechado até terça-feira [dia 04 de abril] e nós vamos colocar em dia os repasses da saúde. Este é um compromisso meu”, garantiu o governador.

O governador destacou mais uma vez sua preocupação em resolver as questões do setor no Interior de Estado, que resultam constantemente em paralisação dos serviços nas unidades regionais e, principalmente, nos hospitais filantrópicos que dependem de repasses do Executivo Estadual.

Segundo Pedro Taques, encerrar seus quatro anos à frente do Governo sem por fim aos problemas da Saúde significaria “deixar os mato-grossenses para traz”.

“Nós estamos batendo duro para regularizar a situação dos repasses aos municípios e aos hospitais regionais. Nós estamos tirando dinheiro de todas as secretarias, para que nós possamos colocar em dia o repasse da saúde. Por mais que nós tenhamos feito muito, se o nosso Governo não resolver a questão da saúde nós não atingiremos o objetivo desejado de não deixar nenhum mato-grossense para traz”, afirmou.

Troca na SES-MT

O governador aproveitou o Encontro também para anunciar oficialmente a todos os gestores municipais a nomeação do ex-deputado e ex-senador Luiz Soares como o novo secretário de Saúde do Governo de Mato Grosso, decretada no dia 17 de março.

“Eu quero dizer aos senhores que substituímos o secretário de saúde. O Dr. João fez um excelente trabalho, mas por decisões pessoais teve que sair e hoje é o Luiz Soares. Eu disse a ele para não vir aqui neste evento porque a responsabilidade é minha, eu que sou o governador desse Estado e eu estou dizendo para vocês que nós vamos resolver essa questão”, disse Pedro Taques.

Luiz Soares já foi secretário de Saúde de Cuiabá por seis anos e ocupava o mesmo cargo na prefeitura de Várzea Grande desde abril do ano passado.

No ano passado, em meio a uma grande crise econômica, Taques anunciou a chegada de João Batista, que teria como objetivo principal a melhora na articulação com os secretários municipais.

Embora não tenha tornado público o que o levou a se desvincular do cargo, especula-se que João Batista tenha sido motivado por problemas como os repasses às instituições que dependem da Secretaria.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet