Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

truculência

Repórter fotográfico do Olhar Direto é preso quando participava de cobertura jornalística

Foto: Jardel P. Arruda

Repórter Fotográfico sendo conduzido

Repórter Fotográfico sendo conduzido

O repórter fotográfico do portal Olhar Direto, Rogério Florentino Pereira, foi detido na manhã desta quarta-feira (29) quando participava da cobertura da ‘Operação Pérfidos’, da Delegacia Fazendária, que investiga possíveis desvios de até R$ 60 milhões, na Prefeitura de Várzea Grande. Ele recebeu voz de prisão de um membro da Polícia Militar de Mato Grosso, pouco depois de desentendimento com um agente do Sistema Prisional, que fazia o transporte de um preso para o Fórum de Várzea Grande.  


Leia também:
Delegado admite novas fases de operação e revela que rombo aos cofres de VG supera R$ 60 milhões

A argumentação do agente prisional era de que o profissional da fotografia estava em local restrito, nos fundos do Fórum de Várzea Grande, e que, se quisesse, poderia tomar medidas drásticas, como efetuar um disparo. Rogério explicou que estava cumprindo o seu dever, no trabalho, e apresentou seu registro profissional. O local em que o repórter fotográfico estava pertence à Prefeitura de Várzea Grande, comumente utilizado pela Secretaria Municipal de Viação e Obras. O preso, no entanto, não era alvo da operação.
 
Durante o desentendimento entre o agente prisional e o repórter fotográfico, uma policial militar da guarda do Fórum Municipal não aceitou a argumentação e prendeu Rogério Florentino. Ato contínuo, chamou uma viatura da Polícia Militar para levar o detento. O fotógrafo ficou cerca de 20 minutos detido antes de ser conduzida à Central de Flagrantes em Várzea Grande.
 
Ao ser colocado no interior da viatura, Florentino pediu ao jornalista Jardel Arruda, que também participava da cobertura da ‘Operação Pérfidos’ pelo Olhar Direto, fizesse imagens de sua prisão, já na porta do Fórum de Várzea Grande, por precaução.
 
“A equipe policial [da viatura] determinou que não fosse feita a fotografia e que, em caso de desobediência, eu também seria preso. Rogério insistiu [em ser fotografado] e, então, eu fiz imagem”, explicou Jardel Arruda, citando o clima tenso enfrentado naquele momento.
 
Rogério Florentino compareceu à Delegacia Central de Ocorrências de Várzea Grande, prestou esclarecimentos e foi liberado. O editor geral do Olhar Direto, jornalista Lucas Bólico, acompanhou-o na delegacia.
 
Depoimento “controverso”
 
Na delegacia, o agente prisional, que estava armado no momento da discussão, afirmou que foi questionado de maneira “agressiva e intimidadora” pelo jornalista sobre o que estava sendo feito no local. O agente prisional ainda declarou que suspeitou que Rogério estivesse visando uma “possível tomada dos presos”. Os dois lados confiram que Rogério já havia levantado a camiseta – mostrando que estava desarmado – e mostrado identificação profissional quando foi preso.
 
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT ) divulgou nota em que marca posição, exige liberdade para o exercício da profissão e condena a forma de atuação das forças de segurança no episódio.
  
“O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) repudia a prisão do repórter-fotográfico Rogério Florentino Pereira, na manhã desta quarta-feira (29), e o tratamento truculento da Polícia Militar dado ao jornalista Jardel Arruda”, afirma trecho da nota.
 
Para o Sindjor, condena a forma como Rogério foi revistado e preso. “O Sindjor/MT condena qualquer tipo de ação que obstrua o trabalho da imprensa, conforme assegurado pela Constituição Federal de 1988 no artigo 220, e ressalta que o exercício do jornalismo é garantir à população o direito constitucional à informação”, argumentou o Sindicato, na nota.
 
A direção do Olhar Direto acompanhou todo o caso e está tomando as providências que requer o caso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet