Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Palestra do projeto “De Cara Limpa Contra as Drogas” levam informações a alunos

O projeto de Cara Limpa Contra as Drogas, da Polícia Judiciária Civil, realiza durante o mês de agosto, o 1º Circuito de Palestra “Cara Limpa”. A atividade faz parte da programação desenvolvida em 25 escolas da região Norte de Cuiabá e tem como objetivo conscientizar as crianças e os jovens do mal causado pelo consumo de entorpecentes. 


Hoje, a palestra com o tema “Gravidez na Adolescência” foi ministrada na Escola Municipal Firmo José Rodrigues, no Três Barras, uma das parceiras do projeto. A palestrante Gabriela Barros, estudante do curso de Ciências Biológicas, da Univag, disse ser muito alto o índice de adolescentes grávidas. “A idéia é ensinar essas jovens que isso não é viável para a vida delas. Geralmente, as adolescentes são seduzidas por homens mais experientes que podem induzí-las ao consumo de drogas”, salientou a palestrante.

Para a estudante do 9º ano, Ana Claudia da Silva, 14 anos, a menina tem que estar orientada sobre o assunto. “Na maioria dos casos, a adolescente não pergunta por medo e essa palestra é uma forma dela tirar as dúvidas”, esclareceu. A aluna Geane de Oliveira, 15 anos, acrescentou que é muito importante a escola oferecer essa palestra, porque muitas vezes falta a orientação dos pais.

A coordenadora da Escola Firmo José Rodrigues, professora Rosana Júlia Leite da Costa garantiu que havia uma grande necessidade desse tipo de atividade escolar. “A palestra é necessária para os jovens tenham consciência do mal que drogas fazem à vida deles”.

TEATRO

No período da tarde também houve uma apresentação teatral em outra unidade de ensino parceira do projeto, a Escola Municipal Juscelino Reiners, no bairro Novo Horizonte. No local, aproximadamente 100 estudantes tiveram a oportunidade de conferir o grupo de teatro ‘Art Negus’.

A estudante da 4ª série, Ester da Silva, 10 anos, assistiu a peça e achou interessante o assunto abordado pela dupla de atores. “Eles falam que é preciso tomar cuidado com as coisas perigosas e que prejudicam a nossa vida, como por exemplo as drogas”. A aluna ainda elogiou o projeto De Cara Limpa contra as Drogas. “Muito bom esse projeto, pois ensina as pessoas a dar valor as coisas que realmente são interessantes”.

Para a diretora da Escola Juscelino Reiners, Marileuza Campos Barbosa, o projeto é uma medida preventiva e está contribuindo muito para os alunos que estão em áreas de risco. “A escola melhorou muito depois que aderiu ao projeto. Os casos de roubo diminuíram dentro da unidade escolar, assim com a violência de uma forma em geral”, ressaltou a professora.

Na segunda-feira (10.08), foram apresentadas três palestras, sendo uma no período da tarde, na Escola Padre João Panarotto e outras duas no período noturno, nas Escolas Estaduais Bela Vista e Leovegildo de Melo. Na terça-feira (11.08) a palestra foi na Escola Estadual Ana Maria Couto, sobre o testemunho de vida, em relação ao uso de drogas ilícitas. "É o projeto acontecendo de forma concreta, interagindo o público alvo", disse a delegada Elaine Fernandes.

Nesta quinta-feira (13.08) a Escola Municipal de Ensino Básico, Francisca F. A. Martins, do bairro Jardim Eldorado, recebeu o palestrante Luiz Alegria, que falou do “Uso de drogas ilícitas e abuso de drogas lícitas – Testemunho de Vida”. À tarde, às 13h, o tema “Gravidez na Adolescência”, será discutido na Escola Professora Gracildes Melo Dantas.

Na sexta-feira (14.08) na Escola Djalma Ferreira de Souza, serão realizadas palestras com o tema “Autoestima”, às 08h e às 10 horas. No período da tarde, às 13 horas, na Escola Lenine C. de Povoas, no bairro Jardim União, o tema: “Uso de drogas ilícitas e abuso de drogas lícitas – Testemunho de Vida”, será trabalhado com os alunos.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet