Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

IN LOCO

Vereadores realizam vistoria em policlínica e constatam carência de profissionais de enfermagem

Foto: Da Assessoria

Vereadores realizam vistoria em policlínica e constatam carência de profissionais de enfermagem
Vereadores da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá estiveram, nesta sexta-feira (07), realizando uma vistoria na Policlínica do Verdão para verificar in loco quais são as principais necessidades da saúde pública da Capital. Durante a visita, os vereadores Toninho de Souza (PSDB) e Ricardo Saad (PSDB) conversaram com profissionais e pacientes e constataram que a principal carência na unidade é a falta de enfermeiros e técnicos de enfermagem.


Com uma média diária de 450 atendimentos, a Policlínica do Verdão conta apenas com um enfermeiro para realizar a triagem de pacientes e encaminhá-los para o atendimento médico, o que acaba gerando morosidade e fazendo com que a população amargue horas nas filas.

Leia Mais:
Vereador de Cuiabá lança aplicativo de denúncias e sugestões sobre os problemas da cidade

“Existe um TAC com o Ministério Público que impede a Secretaria [de Saúde] de fazer contratações. E existe um concurso vigente, se não me engano ele acaba nos próximos 40 dias, onde 40 técnicos de enfermagem foram aprovados. Esses 40 não suprem a carência de Cuiabá, mas, ou chama eles, ou arruma outra forma para contratar esses profissionais”, afirmou o coordenador da unidade, Flávio Barbosa.

“Nós temos, de fato, um déficit em profissionais de enfermagem. Mas estamos aguardando que isso seja solucionado para que o nosso fluxo realmente corra da forma que queremos”, completou.  

O problema é confirmado pelos pacientes, que em entrevista à equipe do Olhar Direto afirmaram que a principal dificuldade enfrentada por eles é conseguir chegar às salas dos médicos.

“O atendimento não é ruim, o problema é conseguir ser atendido. Hoje as coisas estão andando por aqui, mas normalmente a gente tem que esperar horas na fila para conseguir passar pela triagem”, revelou o segurança Cleber Mendes, de 35 anos, que procurou a unidade com dores no corpo.

A dona de casa Rose Silva, de 42 anos, também reclamou da demora. Ela afirmou que costuma procurar o atendimento da Policlínica com frequência, por morar próximo ao local. Nesta sexta-feira, ela esteve na unidade com o filho, que fraturou o braço enquanto jogava bola.

“Eu estou aqui há quase uma hora esperando para passar pela triagem. A dor do meu filho não espera, mas não tem enfermeiro para ver o que ele tem e encaminhar para o médico, então o jeito é esperar. Mas aqui no Verdão a situação ainda é boa, pelo que a gente ouve de outros lugares”, disse.

Após ouvirem as demandas, os vereadores se prontificaram em elaborar um relatório que deverá ser entregue à Secretaria de Saúde. “Nosso trabalho é cobrar. Nesse sentido, nós podemos garantir à população que não vamos dar sossego a Prefeitura. Os problemas aqui são pontuais, o que nós queremos é garantir atendimento humanizado e de qualidade”, afirmou o vereador Toninho de Souza.

Pequenos reparos

Além da falta de profissionais, os vereadores verificaram que a Policlínica do Verdão possui algumas falhas estruturais, como portas quebradas, má conservação dos banheiros e lâmpadas queimadas.

Segundo o coordenador da unidade, são problemas pequenos e que poderiam ser facilmente resolvidos se a diretoria tivesse à disposição um caixa próprio para este tipo de manutenção.

“Precisamos ter um recurso à disposição em tempo hábil e real, para que a gente possa sanar pequenos problemas como iluminação, banheiros, coisas do cotidiano que até uma casa nova às vezes apresenta problema, quiçá uma unidade com mais de 25 anos de uso intenso”, solicitou.

“Nós vamos endossar, junto à Secretaria de Saúde, que cada unidade tenha um recurso de manutenção como as escolas tem. Eu já tive uma primeira conversa com a secretária e nós vamos produzir um relatório para cobrar essas demandas”, assegurou Toninho de Souza. 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet