Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

especial 298 anos

Pautas urgentes de Cuiabá na visão dos que disputaram comandar a capital

Pautas urgentes de Cuiabá na visão dos que disputaram comandar a capital

Saúde, saneamento e transporte foram unanimidades quando algumas das pessoas que mais discutiram Cuiabá entre 2016 e 2017 pontuam os pontos nevrálgicos do município: Julier Sebastião (PDT), Mauro de Lara (PSOL), Renato Santtana (Rede) e Serys Slhessarenko (PRB). Os quatro concorreram à Prefeitura de Cuiabá e não participaram do 2º turno, mas continuam a pensar no futuro da cidade aniversariante do dia.

Nessa reflexão, todos pontuaram essas três áreas como os principais problemas a serem enfrentados. A saúde, no entanto, foi citada como a mais difícil de resolver e também a que mais aflige a população cuiabana. O procurador Mauro (PSOL), terceiro colocado nas eleições passadas, salientou a importância da conclusão do novo pronto-socorro municipal e uma aparente falta de vontade política.



“A prioridade deve ser a saúde pública. Há muito anos eu afirmo que devemos estruturar efetivamente o SUS. É muito triste ver pessoas morrendo por falta de atendimento e estrutura e ver também os profissionais da saúde sem a devida valorização. É urgente a realização de concurso público. O orçamento da saúde em Cuiabá é milionário, o que falta é vontade política. Um exemplo claro dessa falta de vontade é a obra de novo pronto socorro, tão urgente e necessária, que se arrasta sem um prazo definido para o seu término”, argumentou Mauro de Lara.

Contudo, Renato Santtana e Serys ressaltaram a necessidade de políticas públicas nas outras duas áreas prioritárias para amenizar os atuais problemas estruturais da saúde pública em Cuiabá. Para os dois, entusiastas da “visão sistêmica” do município, onde uma área afeta a outra e por isso precisam ser analisadas em conjuntos, transporte público e água de qualidade significa fazer saúde preventiva.



“Água é vida. Ela precisa ser entregue em boa qualidade e boa quantidade ou pode comprometer a saúde das pessoa”, advertiu Serys. “Precisamos de um transporte público atrativo. Um bom transporte reduz acidentes, é saúde preventiva, que é mais barata que a curativa. É desafogar o trânsito, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ponderou Renato.

No sentido de pensar um município como um todo, de forma sistêmica, Renato Santtana e Julier Sebastião destacaram a necessidade de rediscutir a organização da cidade. O filiado da Rede fala sobre abrir a discussão do Plano Diretor para apostar em políticas de incentivo ao desenvolvimento de uma cidade compacta, ao invés do alargamento das bordas.  

Segundo ele, novas construções têm sido feitas para lá por ser mais barato, no entanto, o preço para levar a infraestrutura já existente nas regiões centrais é muito elevado.



Para Renato, um dos grandes empecilhos, no entanto, é a visão imediatista. “O problema é que estão pensando no amanhã, mas devemos pensar em médio e longo prazo. Não só Cuiabá, isso acontece em quase toda cidade brasileira. Mas isso não é desculpa. É preciso discutir a cidade a partir de uma visão sistêmica. Nenhuma área da cidade é desvinculada da outra”, frisou.

Enquanto isso, Julier destacou a importância da implantação de conselhos, entre eles o de segurança, para ouvir a população de for mais próxima, e trabalhar forte sobre a regularização fundiária, um problema crônico de Cuiabá que afeta a segurança da população em investir. Com isso, estaria lançada uma base para reorganizar o município para atender os mais carentes.



“A regularização fundiária é importante para garantir o desenvolvimento, segurança para as pessoas conseguirem trabalhar. O atual IPTU está descolado da realidade. É preciso pensar na organização da cidade. Resgatar a prioridade: Aqueles que mais precisam devem ser atendidos primeiro. Cuiabá precisa colocar seu povo no centro. O resgate da dignidade é a grande obra que o município precisa”, ressaltou o pedetista.

No entanto, ele continua cético a essas mudanças: “As precariedades continuam, os mesmos gargalos. O saneamento, o transporte público, a saúde. A CAB ainda está aí. O transporte sem encaminhamento e, na saúde, a nova administração não apresentou nada”.

Por fim, todos se resumiram a comemorar a mesma coisa em Cuiabá, o povo em sua luta diária. “Devemos comemorar nossa gente honesta, trabalhadora e hospitaleira. Que, apesar das dificuldades imensas do dia a dia, leva a vida com muita alegria e espontaneidade segue construindo nossa cidade”, resumiu Mauro de Lara. “Podemos comemorar nossa população que, apesar das limitações impostas, lutam diariamente para construir uma cidade melhor”, completou Serys.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet