Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

INSCRIÇÕES ABERTAS

Unemat espera 15 mil na briga por mais de duas mil vagas; Cuiabá depende de conselho

Foto: Mayke Toscano / GCom MT

Unemat espera 15 mil na briga por mais de duas mil vagas; Cuiabá depende de conselho
Pelo menos 15 mil alunos devem se inscrever para o vestibular de inverno da Universidade do Estado (Uneamt), na briga por 2,3 mil vagas. A novidade fica por conta de dois cursos da Unemat, em Rondonópolis, pela primeira vez na história: Letras e Ciência da Computação.

 
O governador José Pedro Taques (PSDB) revelou que existe a expectativa de que aconteça o vestibular ainda no primeiro semestre para cursos em Cuiabá, mas isso dependeria de aprovação do Conselho da Unemat.

Leia Mais:
- Pedidos para isenção de taxa de inscrição para vestibular da Unemat podem ser feitos até o dia 13
 
“É um desejo do governador. Mas eu respeito a autonomia do Conselho da Unemat. Aliás, é um velho sonho dos municípios do Vale do Cuiabá: ter um campi da Unemat na Grande Cuiabá e, se Deus quiser, ainda neste primeiro semestre vamos ter vestibular, para que no início do segundo semestre comecem as aulas”, avaliou Taques.
 
O chefe do Poder Executivo observou que os cursos da Universidade do Estado vão funcionar no espaço físico da Escola Técnica de Mato Grosso, em Cuiabá, que deve ser entregue em dezembro. Para começar neste ano, seria utilizada uma escola pública, sendo maiores chances para o Centro Educacional Nilo Póvoas, no Morro da Luz – área central da Cidade Verde.
 
“Com Unemat, teremos cursos superiores e também a Fatec que a Unemat vai conduzir. O mundo não vive só de doutores. Sim, precisamos de doutores. Mas também necessitamos de técnicos”, argumentou Taques. “O  que nós vamos priorizar nos próximos 10 anos? Que rumos vamos crescer? É uma estratégia de desenvolvimento e empregabilidade”, justificou o governador.
 
No próximo dia 18, o secretário de Ciência e Tecnologia, Domignos Sávio Parreiras, vai à capital paulista conhecer ‘in loco’ a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), administrada pelo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
 
“No dia 18 reunião estaremos em São Paulo para conhecer a Fatec. Vejam: 98% entram para o mercado de trabalho, após concluírem  seus cursos de graduação de dois anos e até dois anos e meio. Não precisa criar outra estrutura, porque a faculdade tecnológica terá  cursos superiores tecnológicos conduzidos pela própria Unemat”, resumiu Domingos Sávio.
 
Vestibular
A reitora da Unemat, professora Ana Maria Di Renzo, observou que, para quem deseja isenção da taxa de inscrição de R$ 100,00, o pedido deve ser feito até a próxima quarta-feira, dia 13.  Podem entrar com o pedido, candidatos com renda familiar inferior a dois salários mínimos, doadores regulares de sangue e profissionais técnicos da Unemat.
 
O candidato deverá requerer sua inscrição no endereço www.unemat.br/vestibular. O formulário de inscrição online, composto por requerimento de inscrição e comprovante de solicitação de isenção da taxa de inscrição, deve ser preenchido de acordo com as orientações da própria página.
 
Ana Maria Di Renzo lembrou que o candidato com renda familiar inferior a dois salários mínimos: além de requerimento de inscrição, cópia de RG e CPF, apresentar a relação das pessoas que compõem a renda familiar, com idade igual ou superior a 18 anos e declaração de residência, cópia da Carteira de Trabalho, holerite ou declaração. A documentação específica para casos de empregados de empresas privadas, públicas, autônomos, pensionistas ou desempregados deve ser verificada no edital. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet