Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de maio de 2017

Notícias / Política MT

Taques diz que não é “achista” e coloca força-tarefa para contribuir com Luiz Soares na Saúde

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

17 Abr 2017 - 12:04

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Taques diz que não é “achista” e coloca força-tarefa para contribuir com Luiz Soares na Saúde
Calcanhar de Aquiles do governo de Mato Grosso há vários anos, com agravamento desde 2012, a Secretaria de Estado de Saúde contará com uma força-tarefa composta pela maioria dos órgãos estaduais, inclusive secretários de Estado. A ordem partiu diretamente do governador José Pedro Taques (PSDB) para todo o staff dê suporte ao trabalho desenvolvido pelo novo secretário de Estado de Saúde, Luiz Vitório Soares, com sua equipe, especialmente para atualizar os repasses para os fundos municipais e hospitais regionais e conveniados.
 
Pedro Taques disse que não “se acha”  um especialista em saúde pública e que confia a operacionalização aos técnicos. “Sem profissionais com expertise, não vamos a lugar nenhum. Infelizmente, no Brasil, os políticos são achistas.  E eu não sou achista. Confio em trabalho técnico e vamos virar a chave da saúde”, argumentou o chefe do Poder Executivo.
 
Leia Mais:
- Regulação do SUS vai agilizar atendimento e acabar com “escolha de quem vive e quem morre”
 
- Governador anuncia Luiz Soares como novo secretário estadual de Saúde

“Ou a gente encara com transparência e com a verdade, ou vamos pagar caro no futuro. O momento é delicado, porque é momento de mudança, que sempre provoca transtornos e reações, mas o tempo vai dar resposta de que fizemos a coisa certa”, afirmou Taques, recentemente, após inaugurar a Central de Regulação do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso e sede do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), no prédio antigo Hospital e Pronto Socorro Modelo.
 
Todos os secretários de Estado estão orientados a contribuir com Luiz Soares, quando solicitados. “Você ouve sem escutar. E vê sem enxergar. Estamos melhorando a saúde e muita gente não deseja ver nem escutar, porque prefere a crítica fácil”, ponderou ele, ao lembrar que o seu governo atende tanto o estrutural quanto o conjuntural.
 
Pedro Taques confirmou que vai construir três hospitais regionais: Porto Alegre do Norte, Tangará da Serra e Comodoro, além de reestruturar o Hospital Metropolitano do Cristo Rei, em Várzea Grande.
 
“A implantação do Hospital Regional em Tangará da Serra é um compromisso meu com população. Em Porto Alegre do Norte e Comodoro são obedecidos critérios técnicos.  Sabemos da necessidade de uma unidade de saúde para o médio norte do Estado. Vamos investir cerca de R$ 110 milhões com a construção, hotelaria e equipamentos para o Hospital de Tangará”, ponderou Taques.
 
O governador observou que está preparando a saúde para além do seu mandato, que se encerra em dezembro de 2018. “Muita coisa [implantada agora] pode funcionar quando eu não serei mais governador. O mandato é temporal. Espaço de tempo. O Estado é atemporal. Precisamos de ações”, pontuou ele.
 
Luiz Soares é o quarto a comandar a Secretaria de Estado de Saúde, no governo Taques. O primeiro foi Marco Aurélio Bertúlio, seguido por Eduardo Bermúdez e, por último, João Batista Pereira, que pediu demissão em março.
 
Credenciado por ter sido seis anos secretário de Saúde de Cuiabá e um ano em Várzea Grande, além de quatro vezes deputado estadual, Luiz Soares recebeu de Taques plena autonomia para tocar a pasta. E o reforço representado pela força-tarefa demonstra que o governador escolheu Soares para acertar os problemas da Secretaria de Saúde.

24 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Romoaldo de Freitas
    18 Abr 2017 às 17:36

    Taques tem feito um trabalho diferenciado pela saude em MT, mesmo sem muitos recursos, já que o governo federal não está ajudando, está fazendo pela saúde mais que o dobro do que foi feito outrora!!!

  • Fabricio dos Santos
    18 Abr 2017 às 17:33

    Muito bonito ver como o Governador tem se preocupado e dado prioridade pra melhoria da saúde no nosso estado!! Espero que ele consiga transformar nossa saúde que era e talvez ainda seja uma das piores do brasil. Parabéns Governador!!

  • Flaudineia Soares
    18 Abr 2017 às 17:20

    Taques é Humilde e sabe que tem que melhorar e vem buscando procurar meios para isso.

  • Hugo
    18 Abr 2017 às 17:16

    Obrigado Taques por se preocupar com a saúde do nosso estado. Gratidão por pensam no coletivo e não apenas em servidores.

  • Gilmar Ferreira
    18 Abr 2017 às 17:13

    A saúde no Brasil está esquecida pelo governo federal e consequentemente os estados ficam nesta situação de desespero. Sem verbas fica difícil trabalhar e agora com esse corte nos investimentos com a PEC da morte a situação fica tenebrosa. O Governo Federal precisa rever os cortes e fazer os repasses.

  • Solange Nunes
    18 Abr 2017 às 16:24

    Sabemos que o problema da saúde e nacional .

  • Manoel silva
    18 Abr 2017 às 16:24

    Com a competência e a experiência de Luiz Soares vamos avançar muito na saúde.

  • Cecília
    18 Abr 2017 às 16:08

    Taques está buscando melhorias para nosso estado em todas as áreas, está de parabéns por sempre se preocupar com seus eleitores.

  • Hingrid
    18 Abr 2017 às 16:05

    Taques está fazendo de tudo para trazer melhorias para nosso estado como prometeu.

  • Tiago Martins
    18 Abr 2017 às 15:13

    O problema da saúde não é apenas a nível estadual, é nacional. Todo o país está passando por problemas nessa área.

Sitevip Internet