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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

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Palavra do secretário

Sistema elétrico do VLT será interligado e modal só para de operar “se tiver apagão”

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Sistema elétrico do VLT será interligado e modal só para de operar “se tiver apagão”
O sistema elétrico do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será totalmente interligado. Durante entrevista exclusiva ao Olhar Direto, o secretário adjunto do VLT, José Picolli, explicou que serão 12 subestações ‘municiando’ o modal com energia. Por conta disto, os trens só vão parar se acontecer um problema que atinja praticamente toda Cuiabá e Várzea Grande. Além disto, as composições ainda terão uma ‘reserva de energia’ para evitar atrapalhar cruzamentos.


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“O VLT terá diversas subestações, são 12 ao todo. Há uma redundância de energia, é um sistema interligado. Se uma para de receber, a outra irá receber por outro lado. Sempre terá uma retaguarda. Só vai parar de vez se acontecer algo grande, como um apagão em praticamente toda a cidade. Mesmo assim, ele tem energia para andar mais 300 metros, para, por exemplo, sair de um cruzamento que ele esteja fechando”, comenta o secretário.
 
Porém, o secretário também adianta que, no início da operação, pode acontecer dos trens pararem por falta de energia: “No início, quando o modal não estará totalmente completo, com os 22 quilômetros de trilho e só uma linha funcionando, pode ser que aconteça de no começo ter algum problema. Isso porque não teremos esta ligação com as 12 subestações de uma vez. Mas será algo muito difícil de acontecer”.
 
Recentemente, a Energisa, concessionária de energia elétrica de Mato Grosso, informou, através de nota à imprensa, que garante o fornecimento de energia para o VLT. De acordo com a empresa, já foram concluídas cinco das seis linhas necessárias para abastecer o sistema em Cuiabá e Várzea Grande. “A Energisa esclarece que não existe nenhum impedimento do ponto de vista de fornecimento de energia para que o VLT entre em operação”.
 
“A Energisa esclarece que não existe nenhum impedimento do ponto de vista de fornecimento de energia para que o VLT entre em operação. (...) Se o primeiro trecho do VLT entrasse em operação hoje, não haveria limitação de fornecimento. Isso porque a empresa já concluiu as obras de cinco das seis linhas urbanas de alta tensão necessárias ao projeto: são as que atendem às estações Aeroporto, Avenida da FEB, Fernando Corrêa (UFMT), Fernando Corrêa (Trevo de Santo Antônio) e Avenida do CPA (próxima ao comando da Polícia Militar)”, diz trecho da nota.
 
Projeto
 
O modal terá dois eixos, Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó, e será implantado no canteiro central das avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, totalizando 22 km de extensão.
 
Análise e acordo
 
O Ministério Público Estadual (MPE) iniciou a análise do acordo firmado entre o Governo do Estado e o consórcio responsável pela retomada das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O documento foi entregue no último dia 31, pelo governador do Estado, Pedro Taques, e sua equipe, ao promotor de Justiça André Luis de Almeida, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital.
 
O Estado acordou em pagar R$ 922 milhões para a conclusão integral da implantação do modal. A previsão é de as obras sejam concluídas em 24 meses.
 
No acordo firmado entre o Governo e Consórcio, a primeira etapa da obra será finalizada em março de 2018 e compreende o trecho entre o aeroporto de Várzea Grande até a estação do Porto, em Cuiabá.
 
Até dezembro de 2018 deverá entrar em funcionado todo o trecho da linha 1, num total de 15 quilômetros, entre o aeroporto de Várzea Grande e o Terminal do Comando Geral, na Capital. Já a linha 2, que compreende o trecho de 7,2 km entre a avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e o Parque Ohara, no Coxipó, será entregue até maio de 2019.
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