Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CONSELHEIRO CIDADÃO

Tribunal de Contas entra na discussão sobre escolha de conselheiro e sugere até concurso público em MT

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Tribunal de Contas entra na discussão sobre escolha de conselheiro e sugere até concurso público em MT
Num momento em que os bastidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso fervilham com os debates sobre a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), um novo ingrediente surge no para colocar mais lenha na fogueira. E é o próprio presidente do TCE, conselheiro Antônio Joaquim Neto, quem faz a convocação da sociedade para debater o tema, nesta quarta-feira (19), a partir das 8 horas, na Escola de Contas Oscar Ribeiro (CPA – anexo ao Tribunal).


Leia mais:
- MP recorre de decisão sobre modelo de indicação de candidatos ao cargo de conselheiro do TCE
 
- Guilherme Maluf crê possuir maioria dos votos para conselheiro do TCE e assegura que não busca foro privilegiado

A presidente da Associação dos Auditores do TCE (Audipe), Simoni Jin, também participa da convocação. O conselheiro deve ser ocupado por pessoas com perfil técnico? Ou com perfil político? Deve ser adotado futuramente o critério de concurso público para escolha dos próximos conselheiros? São questionamentos que vão permear os debates, no TCE.

“Um Tribunal de Contas moderno, como o nosso, está junto neste debate. É importante que haja transparência a este processo de escolha do novo conselheiro”, pontuou Antônio Joaquim.
 
“Se você não puder vir pessoalmente, utilize Facebook e acompanhe via internet”, sugeriu o presidente do TCE, que foi deputado estadual e federal, antes de chegar à corte de Contas.
 
Na Assembleia, três deputados são postulantes declaradamente à briga pela vaga de conselheiro: Guilherme Maluf (PSDB), Zé Domingos Fraga (PSD) e Sebastião Rezende (PSC). A vaga está aberta desde a renúncia do ex-deputado e conselheiro Humberto Bosaipo, em dezembro de 2014.
 
Na época, dona Janete Riva, mulher do ex-deputado José Geraldo Riva, então presidente da Assembleia, foi indicada, mas teve seu nome barrado em ação no Superior tribunal de Justiça (STJ). O imbróglio judicial permanece até hoje. (Colaborou Jardel Arruda).

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet