Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MODELO PANTANEIRO

Shopping Popular de Cuiabá completa 22 anos e marca história por transformar camelódromo

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

Shopping Popular de Cuiabá completa 22 anos e marca história por transformar camelódromo
Apontada pelo Ministério das Cidades como uma referência em integração e transformação urbana, o Shopping Popular de Cuiabá chega aos 22 anos consolidado como referência em compras e até mesmo de turismo da Capital. Depois da reconstrução e ampliação, inaugurada no passado, acabou se tornando um dos pontos de visitação daqueles que acorrem a Cuiabá, vindo de outros estados e de outras cidades de Mato Grosso.

 
Numa parceria inusitada com a Prefeitura de Cuiabá, a Associação dos Camelôs do Shopping Popular conseguiu transformar vendedores ambulantes em microempresários do comércio varejista. E isso deu ao local importância significativa no contexto urbano de Cuiabá e, por consequência, para a sua economia.

Leia Mais:
- Misael Galvão é reeleito presidente do Shopping Popular de Cuiabá e promete novos investimentos
 
- Primeiro do Brasil, Shopping Popular Cuiabá se torna marca registrada após duas décadas

Atualmente, possui uma nova estrutura, considera a mais moderna do país para o comércio popular, climatizada, com barracas diversificadas e praça de alimentação. E, ainda propiciou a construção de um centro esportivo aos cuiabanos, tendo produtos e serviços acessíveis a todas as camadas da sociedade mato-grossense.
 
Em 21 de abril de 1995, mais de 400 camelôs da região central de Cuiabá, transferidos para um espaço isolado na região do bairro Dom Aquino - atualmente é local do ginásio de esportes do bairro. Na época não tinha a mínima estrutura, com um pequeno banheiro e o céu como cobertura. Foi assim que se iniciou o que seria conhecido, hoje em dia, como referência em Shopping Popular, no Brasil.
 
Quando foram obrigados a se mudaram para o novo espaço, os camelôs começaram a passar por problemas estruturais e dissabores naturais, como as fortes chuvas. E, de quebra, os alagamentos que os faziam perder quase toda a sua mercadoria a cada mudança climática, em Cuiabá. O sol era companhia permanente a ser enfrentada em dias de calor intenso. E, como não se conseguia melhoria com atuação individual, os ambulantes foram se unindo e, logo, criaram a Associação dos Camelôs do Shopping Popular.
 
Em sua primeira eleição, imperou a democracia:  três chapas na disputa. E uma delas chamou a atenção por ser encabeçada por quem a maioria considera “o novo”: o atual presidente Misael Galvão, que também vereador por Cuiabá pelo PSB. Ele venceu a eleição na época e se iniciou um grande desafio falado desde a campanha.
 
“Transformar o local no melhor centro comercial de Cuiabá para se trabalhar e gerar emprego e renda para família popular”, dizia Galvão à época. E, a partir desta filosofia, desde os primórdios, buscou-se investimentos estruturais no Shopping Popular.
 
O primeiro desafio foi a cobertura. Após muita luta, foi conseguida, numa parceria com a Prefeitura de Cuiabá. E, sempre buscando o melhor para os camelôs, a gestão da Associação ampliou os banheiros, o estacionamento e construiu uma pequena sede para a associação. Pouco depois, nova vitória, ao modernizar a fachada externa e também a implantação dos climatizadores para minimizar o calor, de forma que os clientes e camelôs pudessem trabalhar com melhores condições.
 
Houve melhoria na estrutura e profissionalização dos serviços internos até Misael Galvão montar o projeto mais ousado: transformar o Shopping Popular de Cuiabá no maior centro popular de compras de Mato Grosso.
 
E foi assim que a gestão Misael Galvão começou a desenvolver um novo projeto arquitetônico e estrutural, para construir uma nova sede para os camelôs. No mesmo local em que se iniciou a luta, em 1995. Misael buscou parceiro novamente para que isso pudesse acontecer, conseguiu respaldo dos vereadores para a aprovação de uma concessão onerosa (com contrapartida) por 60 anos, para utilização do local atual.
 
O novo Shopping Popular passou a ter uma importância significativa para Cuiabá. Principalmente porque no contrato de concessão com a prefeitura, seguido de um TAC com Ministério Púbico de Mato Grosso, possibilitou construir também o novo Complexo Poliesportivo Dom Aquino. Isso transformou de um local feio, destruído e perigoso da Capital para um dos melhores espaços públicos, inclusive para uso noturno, permitindo 11 modalidades de esportes.
 
Também foi construído um miniestádio, onde era a antiga “Prosol”, no bairro Dom Aquino. E também reformou todo o centro comunitário da associação de moradores do Dom Aquino, dando assim um grande presente para os cuiabanos.
 
Misael Galvão argumentou que,  atualmente, Mato Grosso é referência a outros estados em organização e união da classe. Não raras vezes, ocorre a vinda camelôs e autoridades de todo o Brasil, para conhecer e  buscar experiências, para que se aplique em suas cidades de origem o mesmo projeto que deu certo, em Cuiabá.  
 
“Já recebemos prefeitos, vereadores e várias autoridades que têm em suas cidades algum tipo de conflito com camelôs e ambulantes. Eles vêm com intuito de levar a experiência nossa de luta. Da união com o poder público e camelôs, que hoje são 100% formalizados, cada um com sua empresa constituída, gerando impostos para Capital e saindo realmente da informalidade”, sintetizou Misael.
 
Hoje em dia o Shopping Popular é referência em compras, em  Mato Grosso. E existe o compromisso de se ampliar os investimentos para modernizar ainda mais o local, compromisso da nova diretoria eleita neste mês de abril para o quadriênio 2017 a 2020.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet