Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

REFORMA ADMINISTRATIVA

Depois da Secom, Emanuel vai separar as Secretarias de Turismo e Cultura, mas Esportes permanece adjunta

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Emanuel Pinheiro já até anunciou os secretários de Turismo e de Cultura

Emanuel Pinheiro já até anunciou os secretários de Turismo e de Cultura

Na sequência da reforma administrativa em doses homeopáticas, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) acetou com a sua bancada de sustentação, na Câmara de Cuiabá, a votação do desmembramento das Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo. Depois de recriar a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), agora Pinheiro vai recriar a Secretaria de Turismo, mas, contrariando alguns vereadores, a pasta de Esportes e Lazer continua vinculada à Secretaria Municipal Cultura.

 
Mesmo não existindo formalmente, as secretarias já têm até seus comandantes: o vice-prefeito Niuan Ribeiro (PTB) vai assumir a Secretaria de Turismo, enquanto o ex-vereador Francisco Vuolo (PP) fica com a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Alguns parlamentares, inclusive da base aliada, exigiam a recriação da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Sedel).

Leia Mais:
- Câmara de Cuiabá aprova lei que recria Secom e Pinheiro mantém Esporte e Cultura na mesma pasta 

- Sob pressão por cargos, Emanuel Pinheiro defende cautela nas nomeações de segundo escalão de Cuiabá

Na semana passada, a Câmara de Cuiabá votou a recriação da Secretaria de Comunicação, desmembrada da Secretaria Municipal de Governo. O titular da Secom é o jornalista José Roberto Amador, o Bebeto, um dos profissionais mais experientes e conceituados de Mato Grosso, ultimamente servindo o Tribunal de Contas do Estado (TCE).  Já a Secretaria de Governo permanece sob a titularidade do fiscal de tributos Carlos Roberto da Costa, o Nezinho, ex-prefeito de Nossa Senhora do Livramento.
 
As mensagens de Pinheiro já chegaram ao Poder Legislativo. O líder do Executivo na Câmara Municipal, vereador Lilo Pinheiro (PRP), avalia que a bancada está consciente sobre a importância dos projetos. Além disso,  Pinheiro já se reuniu com todos os vereadores de sua base aliada para expor as propostas que devem a partir da sessão ordinária de terça-feira, dia 2 de maio, no plenário das deliberações do Palácio Pascoal Moreira Cabral.  
 
Emanuel Pinheiro ainda pretende promover outras mudanças, na gestão, principalmente com a reativação descentralizada das seis subprefeituras.  A ideia é promover  reestruturação, onde as subprefeituras serão organizadas por quantidade de habitantes e não mais por região geográfica, como é hoje.  A Prefeitura de Cuiabá passará a ter 12 subprefeituras, ao invés de apenas seis.
 
Outro tema de debate é a criação de novas coordenadorias na Secretaria Municipal de Fazenda. A  criação do Gabinete da Governança Estratégica, com estrutura permanente que trabalhe no sentido de atrair investimentos à Capital, não foi descartada, mas encontra resistência no Poder Legislativo e teve de ser adiada.
 
As mudanças têm como principal escopo melhorar a gestão e, principalmente, preparar Cuiabá para o aniversário de 300 anos, em 2019. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet