Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Cidades

Serra da Borda

Com risco de desabamento, Sesp monta barreiras para evitar entrada em garimpo

Com risco de desabamento, Sesp monta barreiras para evitar entrada em garimpo
Para tentar evitar a entrada de garimpeiros e equipamentos para extração de ouro na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda (a 440 km de Cuiabá), as polícias Civil e Militar montaram barreiras no principal acesso à região. Em menos de 18 meses, a área foi invadida por três vezes. Conforme as informações do setor de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), há risco de vida já que os exploradores se arriscam entrando em galerias estreitas e com risco de desabamento.

Leia Mais:
Dois mil voltam a garimpo ilegal na Serra do Caldeirão e Estado aguarda por Força Nacional

Desde meados de março, a estimativa é de que mais de duas mil pessoas estejam se arriscando na exploração de ouro pela área, que ficou nacionalmente famosa chegando a atrair mais de 8 mil pessoas em uma verdadeira 'corrida pelo ouro'. 

De acordo com o comandante regional da Polícia Militar na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Pontes e Lacerda, tenente-coronel Antônio Chaves, policiais da Força Tática, Rotam e de guarnições da PM fazem barreiras na estrada de principal acesso ao garimpo.

“Quando começamos o trabalho, muitas pessoas já desceram a serra e passaram pela barreira com maquinários desocupando a área”, comentou.

O delegado regional de Pontes e Lacerda, Rafael Scatalon, comentou que apesar da presença de milhares de pessoas no garimpo não houve reflexos na área urbana. “Estamos há dois meses sem nenhum homicídio, contudo, as pessoas que estão no garimpo estão vulneráveis a doenças por exemplo. Muitos deixaram o local adoecidos”, contou.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) acompanha a situação do garimpo da Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, desde a terceira grande invasão ocorrida no final de dezembro. Mesmo após a desocupação realizada no final de janeiro, a Secretaria Adjunta de Inteligência monitora a ocupação novamente do local, que é uma área da União.

Para evitar que mortes possam ocorrer durante a corrida por ouro, o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, marcou uma reunião com Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Justiça Federal, além das forças de segurança do município para o dia 2 de maio, às 10h30, na sede do MPE do município.

A manutenção da segurança do local, segundo a Justiça Federal, é de obrigação das duas mineradoras que tem autorização para estudos de lavra pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet