Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

carro-chefe

Taques defende Caravana da Transformação e diz que muitos esperariam anos por cirurgia

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Taques defende Caravana da Transformação e diz que muitos esperariam anos por cirurgia
O atendimento a pessoas que esperavam anos a fio em intermináveis filas por uma cirurgia oftálmica é a principal conquista da Caravana da Transformação. A tese é sustentada pelo governador José Pedro Taques (PSDB), ao verificar in loco a inscrição e triagem para as cirurgias as cirurgias de catarata, pterígio e o yag laser, carro-chefe da Caravana da Transformação, nesta quarta-feira (27), em Porto Alegre do Norte – a 1.129 quilômetros distante a Nordeste de Cuiabá.

 
“É um direito do cidadão. Não é favor do Estado. É certo que projetamos três hospitais regionais, para atender o estruturante. Porém, não podemos perder de vista o conjuntural, porque são cidadãos mato-grossenses que necessitam do amparo do Estado”, observou o chefe do poder Executivo. É uma resposta indireta a alguns críticos, que cobram projetos definitivos, já que a Caravana atende a conjuntura de momento.

Leia Mais:
- Pedro Taques aproveita caravana, fica próximo da população e anuncia obras para impulsionar infraestrutura
 
- Caravana realiza mais de 73 mil atendimentos em São José dos Quatro Marcos

As cirurgias tiveram início nesta quinta-feira (27), na sexta edição do evento, realizada no Complexo Esportivo Gezil Araújo, em Porto Alegre do Norte. A expectativa é de que sejam realizadas aproximadamente 300 procedimentos cirúrgicos por dia até sábado (29).
 
“Todos estes atendimentos são agendados antes. Primeiro o paciente passa por consulta e por uma série de exames para constatar a necessidade de cirurgia. Verificando que é mesmo necessário, ele volta ao evento já com o dia marcado”, explicou o secretário José Arlindo de Oliveira, de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana da Transformação.
 
As três cirurgias são rápidas, durando no máximo cinco minutos, e praticamente indolores. Desde o início do evento, 762 pacientes já foram agendados para passar por procedimento cirúrgico. A coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, lembra os pacientes que não é necessário estar em jejum e que alguns cuidados antes e depois são fundamentais para o sucesso do procedimento.
 
“No dia da cirurgia pedimos que o paciente tome banho e lave bem o rosto e a cabeça e no caso das mulheres, não utilizar maquiagens e cremes. Os medicamentos que o paciente já toma devem ser ministrados normalmente e vale lembrar que é necessário que um acompanhante vá junto”, lembrou Simone.
 
Nos dois primeiros dias de evento, a Caravana já atendeu 1.599 pessoas, realizando um total de 6.099 procedimentos oftalmológicos, entre consultas e exames. Nesta quinta-feira (27), os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Confresa, Luciara, Santa Cruz do Xingu e São Félix do Araguaia foram atendidos. Até o fim do evento, 12 cidades da região receberão atendimento em Porto Alegre do Norte.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet