Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SEM CIDADANIA

Assembleia cancela título de cidadão mato-grossense para Lula; deputados não sabiam o que estavam votando

28 Abr 2017 - 15:52

Da Redação - Ronaldo Pacheco e Lucas Bólico

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Assembleia cancela título de cidadão mato-grossense para Lula; deputados não sabiam o que estavam votando
Diante da crescente repercussão negativa, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), anunciou a anulação da sessão que aprovou o título de cidadão mato-grossense para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A honraria foi concedida em projeto de lei do deputado Valdir Barranco (PT), aprovado por unanimidade no Plenário das Deliberações Renê Barbour.  

 
Leia também:
Wilson Santos defende que deputados mantenham título de cidadão de MT a Lula

Botelho reconheceu que os parlamentares não tinham conhecimento do que estava sendo votado e, por isso, votaram a favor da homenagem. Ele assumiu a responsabilidade pelo equívoco. Na semana passada, o deputado Adalto de Freitas, o ‘Daltinho’ (SD), requereu à Mesa Diretora a anulação da comenda.
 
“É do domínio público que deputado Daltinho pediu para cancelar os títulos concedidos naquele dia, inclusive o do Lula. Naquela votação, eu cometi uma falha, e assumo. Devido à pressa em que estávamos, não li o nome de todos homenageados”, reconheceu o presidente do Poder Legislativo.
 
Interessante é que homenagem a Lula havia sido aprovada por unanimidade, durante  a sessão plenária do dia 12 de abril. O projeto  de Valdir Barranco (PT), apresentado em novembro passado, cita que Lula merece o título honorífico por sua história de vida de Lula e pelas ações promovidas durante o período em que foi presidente da República, inclusive diversos benefícios para Mato Grosso.
 
E a proposta passou por tramitação normal, sendo aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia, antes de passar pelo crivo do plenário. Somente depois que Daltinho requereu à Mesa Diretora da Assembleia a anulação da votação que aprovou a concessão da honraria é que o tema voltou à baila.
 
Eduardo Botelho admitiu que  os parlamentares votaram a favor da homenagem ao ex-presidente sem sequer saber para quem estavam concedendo as honrarias. “Eu fiz um resumo dos nomes e acabou sendo aprovado. Eles realmente não tinham visto o nome do Lula e, por isso, o Daltinho pediu para que refizessem. Já refizemos algumas, mas ficou a do Lula fora”, argumentou o presidente da Assembleia.
 
É possível conceder o título, mas deve passar por nova votação, no Plenário das Deliberações do Edifício Dante de Oliveira. Em sendo assim, Valdir Barranco teria de formular uma nova proposta. “Não vou colocar em votação mais [a mesma proposta];  depende do Barranco. Se ele decidir reapresentar o projeto, aí vamos fazer a votação. Por enquanto foi cancelado. Eu não vou colocar em pauta, a menos que ele reapresente”, sintetizou Botelho.
 
No entanto, não vai impedir o título. “Se o Barranco quiser colocar em votação novamente, é um direito dele. Mas aí vamos fazer uma votação mais clara, para decidir se os deputados querem ou não dar o título. Como vai ocorrer a votação, vai depender do Barranco. Eu retirei de pauta. Votamos todos os títulos do Barranco, menos o do Lula. Por enquanto, a votação está anulada”, justificou Botelho, que trata de colocar fim à polêmica.
 
Apesar do cancelamento da concessão, Botelho afirmou que não existem  nenhum fato que o proíba Lula de receber a honraria do Legislativo de Mato Grosso. “Lula foi um presidente que terminou a gestão dele com quase 80% de aprovação e tem os seus méritos para Mato Grosso”, emendou Botelho. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet