Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

VIRANDO A CHAVE

Taques inaugura escola na Arena Educação, promete investir em esporte e pede a atletas que creiam em sonhos

Foto: Mayke Toscano / GCom MT

Taques inaugura escola na Arena Educação, promete investir em esporte e pede a atletas que creiam em sonhos
Taques inaugura escola na Arena Educação, promete investir em esporte e pede atletas creiam em sonhos

Tão importante quanto dar condições para que sejam formados futuros atletas, a intenção do Estado ao investir em educação é contribuir para formar cidadãos conscientes. A tese foi sustentada pelo governador José Pedro Taques (PSDB), nesta quinta-feira (4), durante a cerimônia de inauguração da Escola Estadual Governador José Fragelli, na Arena do Pantanal, perante centenas de pessoas – mais de metade estudantes da rede pública.
 
“Temos aqui os medalhistas Vicente Lenílson [100 metros rasos] e Davi Moura [judô], que venceram sem apoio do poder público. Vamos criar a cultura de apoiar desportistas e, creio firmemente, a partir da Escola Estadual José Fragelli”, afirmou ele, no dispositivo de autoridades, ao lado dos atletas, secretários de Estado e parlamentares.

Leia Mais:
- Próximos desafios de Taques na Assembleia incluem RGA, com reformas da Previdência e Tributária 

- Taques aproveita caravana, fica próximo da população e anuncia obras para impulsionar infraestrutura

“Sem dúvida, o Estado precisa tem que estar mais presente no apoio aos desportivas. Eles [os alunos da Escola-Arena] serão vitoriosos. E terão uma pequena ajuda do Estado, mas valiosa para que possam atingir os seus objetivos”, declarou Taques, para a reportagem do Olhar Direto. Ele revelou que o governo busca forma de assegurar que os estudantes da Escola José Fragelli tenham acesso franqueado na Universidade de Mato grosso (Unemat), quando concluírem o ensino médio.
 
O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Aurélio Marrafon, elogiou a sua equipe, por conseguir colocar em prática um projeto tão ousado, em dois meses: a primeira escola-estádio do Brasil, criada nos moldes do projeto Escola Plena, em tempo integral, alinhando o ensino regular à prática esportiva. As aulas começaram no dia 10 de abril.
 
“O programa é o primeiro. O Programa Pró Escolas prevê a Arena da Educação e a academia da educação. Vamos fazer da sala de aula um centro olímpico. Teremos pelo menos mais cinco escolas olímpicas, para 2018, consolidando a educação como prioridade do governo Pedro Taques, na busca do fortalecimento da educação pública”, definiu Marrafon.
 
 
A escola tem hoje 315 estudantes e foi instalada no segundo andar do setor Leste da Arena Pantanal, no bairro Cidade Alta. O projeto inicial abrange turmas dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, funcionando das 7h às 17h30 para o Ensino Fundamental e das 7h às 18h30 para o Ensino Médio.
 
As salas de aula foram montadas dentro dos espaços que antes serviam como camarotes. A escola ocupa 12 dos 97 camarotes da Arena Pantanal, originalmente construída para Copa do Mundo de 2014 – onde recebeu quatro jogos.
 
Marco Marrafon observou que mesas, cadeiras, quadros e equipamentos eletrônicos foram instalados para acomodar os estudantes e professores durante as aulas. Além das salas, a escola conta ainda com biblioteca, sala de informática e refeitório. “Na Arena da Educação os alunos recebem alimentação balanceada, com o acompanhamento de nutricionistas”, complementou Marrafon.
 
Após o turno das aulas regulares, eles seguem para a grade diversificada, voltada às atividades esportivas, informática e projeto de vida.
 
Para o Ensino Fundamental são ofertadas práticas de basquete, atletismo, skate, tênis de mesa e xadrez; para o Ensino Médio haverá o futsal e, para ambos os níveis, luta olímpica, judô, natação e vôlei de praia.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet