Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ESCOLA DA DEMOCRACIA

Botelho incentiva comunitários a lutar por identidade de Cuiabá como verdadeira capital do Agronegócio

Foto: José Luiz Siqueira / ALMT

Edio Martins de Souza (ao centro), presidente da Ucamb, recebe moçăo de aplausos do deputado Eduardo Botelho

Edio Martins de Souza (ao centro), presidente da Ucamb, recebe moçăo de aplausos do deputado Eduardo Botelho

Considerada a primeira escola da democracia, o movimento comunitário ampliou seu espaço no cotidiano das pessoas, em Cuiabá, nos últimos anos. E isso ficou patente durante a segunda  audiência pública realizada para debater o projeto Cuiabá 300 Anos, promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na sede da União Cuiabnaa de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), na Avenida IV de Novembro.

 
O presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (PSB), aproveitou para exortar os líderes comunitários a encamparem a luta para consolidar Cuiabá como a verdadeira Capital do Agronegócio. “Temos um longo caminho a percorrer e é preciso criar essa identidade para que Cuiabá seja reconhecida como a capital do agronegócio. O cuiabano continua vendo a cidade a partir da cozinha, da hospitalidade. Mas, é preciso sair para o mundo e mostrar nosso potencial produtivo”, enfatizou Botelho, perante mais de 500 líderes comunitários de Cuiabá.

Leia Mais:
- Eduardo Botelho se reúne com Taques e secretário promete envio de reformas na próxima semana
 
- Assembleia cancela título de cidadão mato-grossense para Lula; deputados não sabiam o que estavam votando

A Ucamb  reúne líderes comunitários dos bairros que compõem as regiões Norte, Leste e Oeste. Já a União Coxipoense das Associações de Moradores (Ucam) reúne os presidentes de bairros do Grande Coxipó – região Sul da Capital. A Assembleia aproveitou a oportunidade para conceder moção de congratulação aos comunitários por relevante serviços prestados e abriu a oportunidade para que pudessem se manifestar sobre as prioridades necessárias para melhorias nos bairros de Cuiabá.
 
“É uma honra para a Ucamb receber a Assembleia Legislativa para discutir melhorias à nossa Capital. Por isso, solicitamos às associações de bairros que nos apresentem as principais necessidades para que, ao final, possamos chegar ao entendimento e consolidar avanços à nossa Cuiabá dos 300 anos”, afirmou o presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, há mais de duas décadas na militância das bases populares e organizações sociais.
 
Eduardo Botelho observou que é essencial aproximar o Poder Legislativo cidadão é prioridade. “Vamos fazer vários encontros como este para conversar com as lideranças e moradores sobre os problemas de cada bairro e buscar a solução trabalhando em conjunto com Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá”, argumentou ele.
 
Botelho explicou que, em parceria com Instituto de Terras do Estado (Intermat), a Assembleia Legislativa defende a regularização fundiária. “Estamos formalizando a estrutura com o Intermat e acredito que até o ano que vem vamos entregar pelo menos 30 mil títulos somente em Cuiabá”, ponderou ele.
 
Dentre as prioridades apontadas, a infraestrutura lidera o ranking de reclamações. “Os moradores nos pedem investimentos em asfalto e saneamento básico porque sofrem com esgoto jorrando a céu aberto”, explicou Edson Henrique Rodrigues do Amaral, vice-presidente da Ucamb e ex-presidente do bairro Novo Mato Grosso, região Leste de Cuiabá, formada por 60 bairros. Ele destacou os avanços obtidos nos últimos anos e a importância da aproximação da Assembleia Legislativa. “Vimos a alegria de cada líder comunitário em poder se manifestar sobre as necessidades dos bairros que representa”, emendou Edson do Amaral.
 
No mesmo tom de Botelho, o cientista político e professor  João Edison Souza enfatizou que, para a Cuiabá dos 300 Anos, é necessário “criar o espirito” que mostre ao mundo que Cuiabá é a Capital do Agronegócio. Ele ressalta que um programa qualificado voltado ao turismo pode fomentar novos empreendimentos. João Edison cita, por exemplo, as pessoas que circulam no aeroporto e, atualmente, o local não tem nenhuma referência sobre o potencial da capital mato-grossense.
 
 O presidente do bairro Centro-Sul, Valmir Molina, questionou o descaso com local. Citou a falta de políticas públicas para revitalizar pontos que já foram o auge no passado e estão abandonados: Morro da Caixa Água; Mercado Municipal, que segundo ele, se tornou ponto de jogatina e drogas e o entorno do Estádio Dutrinha. “Temos também as igrejas e o Sesc Arsenal que são importantes atrativos e podem se tornar locais de visitação de Cuiabá”, afirmou Molina.
 
Os comunitários também colocaram em discussão as condições de serviços de água e esgoto; energia elétrica e segurança pública, na Grande Cuiabá.
 
Diplomação nesta sexta-feira
 
Edio Martins confirmou para a reportagem do Olhar Direto que, nesta sexta-feira (5), a partir das 19 horas, será realizada a diplomação de 150 líderes comunitários de Cuiabá, eleitos presidentes de Associações de Moradores de Bairros. O evento será na sede da Ucamb, na Avenida XV de Novembro, 444, Centro Norte de Cuiabá.
 
Além da diplomação das lideranças, durante a solenidade algumas autoridades serão homenageadas pelo trabalho desenvolvido em parceria com as associações, entre as quais o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães; o subchefe de Estado Maior da PMMT, coronel Heverton Mourett de Oliveira, entre outras.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoçăo é o nosso jogo!
Sitevip Internet