Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

decreto

Após quase 4 anos, superintendente da PRF teme interferências políticas e deixa cargo em MT

Após quase 4 anos, superintendente da PRF teme interferências políticas e deixa cargo em MT
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso, Kellen Arthur Nogueira, entregou o cargo ao Ministério da Justiça e Segurança Pública após quase quatro anos a frente da instituição.  O ato foi publicado em Diário Oficial da União (DOU) com data de 5 de maio de 2017. Além de Nogueira, Fabrício Colombo - que atuava em Santa Catarina - foi exonerado. 


Leia Mais:
PRF prende homem com cinco bloqueadores de alarme; aparelho evita travamento de carro

O Olhar Direto apurou com pessoas ligadas a PRF que o policial mostrou-se insatisfeito com o cenário atual onde as bancadas de parlamentares dos Estados é que indicam as funções da PRF. O entendimento dos policiais é de que a escolha desde o Diretor Geral deve ser do Ministro da Justiça, para que possa o dirigente máximo da PRF tenha autonomia para compor sua equipe, por conhecer a realidade institucional, respeitando parâmetros técnicos.
 
A medida tem gerado grande clima de insegurança na instituição, não se limitando a Mato Grosso, e é avaliada em cenário nacional, nas redes sociais, como um verdadeiro retrocesso, pois até 2011 assim funcionava, fato que pode interferir nas fiscalizações e nas ações da PRF, por interesses que não são os de interesse público.
 
O cenário é interpretado como uma estratégia do governo Federal que busca apoio do parlamento para aprovação das reformas da Previdência e Trabalhista. A ideia seria garantir apoio nas votações, agradando não só a base do governo, mas a oposição mediante a 'distribuição' de cargos nos órgãos públicos.
 
Nos bastidores, especula-se ainda quanto a forte atuação de representantes da Federação Nacional dos Sindicatos dos Policiais Rodoviários Federais junto à direção nacional da PRF, uma vez que o novo Diretor Geral nomeado há pouco mais de 3 meses era um dos Diretores e acumulava com assessoria de um Deputado federal de Góias. 
 
Procurado pelo Olhar Direto, Arthur Nogueira preferiu não tecer comentários, limitando-se a informar que a PRF evoluiu nos últimos 5 anos e o principal motivo foram os avanços no modelo de gestão e das tecnologias o que permitiu maior controle da atividade policial, que externamente é controlada pelo Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União, o que mantêm a autonomia e isenção da Polícia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet