Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

IDEOLOGIA DIVIDIDA

Após ser destituído, Botelho afirma que PSB precisa rediscutir seu perfil socialista

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Após ser destituído, Botelho afirma que PSB precisa rediscutir seu perfil socialista
Apoiado no movimento operário e socialista, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) surgiu na década de 40 como uma via de oposição à direita no Brasil. Atualmente, o partido tem assistido seus filiados divergirem ideologicamente e redefinirem o perfil da sigla. Esta semana, após ser destituído da legenda, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho defendeu que a doutrina do partido precisa ser “modernizada”.


Leia mais:
Todos os deputados e Mauro Mendes foram destituídos do Diretório do PSB de MT

“Nós precisamos rediscutir esse socialismo que tem dentro do partido. Hoje nós precisamos evoluir para um capitalismo mais aberto, em que as negociações possam prevalecer, inclusive sobre leis, como é o projeto [da reforma trabalhista] que está sendo votado.  O que eles querem não existe mais, é uma linha totalmente fechada, nem na Rússia não existe mais isso”, avaliou o deputado.

Botelho – e todo o diretório do PSB em Mato Grosso – foi desligado do partido após os deputados federais Fábio Garcia e Adilton Sachetti votarem a favor do Projeto de Lei 6787/16, que trata da Reforma Trabalhista, contrariando a orientação da Executiva Nacional.

Da mesma forma, Carlos Siqueira – presidente do partido – também dissolveu os diretórios de Mato Groso do Sul, Ceará e Roraima, outros estados cujo PSB também é liderado por deputados federais que votaram a favor da Reforma Trabalhista.

Por fim, todos os 14 deputados federais do PSB que votaram a favor da Reforma tiveram processos abertos no Comitê de Ética da sigla, inclusive Fábio Garcia.

“Eu sou a favor da Reforma Trabalhista e acho que o Fabinho fez muito bem e está ajudando o país. Estão acontecendo reuniões em Brasília com o diretório nacional e nós vamos esperar para tomar alguma decisão”, disse Botelho.

Mesmo com as destituições, a ampla maioria dos deputados segue fiel ao presidente Michel Temer (PMDB) e empenhada na aprovação da reforma, que aguarda agora pela votação no Senado.

O PSB segue temporariamente sem diretório em Mato Grosso e o conjunto do partido, representado por deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e ex-prefeitos deve se reunir na próxima segunda-feira (08), em Cuiabá, para definir os rumos da legenda no Estado. 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet