Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

HERÓIS ANÔNIMOS

Câmara de Cuiabá enfatiza trabalho do líder comunitário para melhoria da cidade e enxerga avanços

Foto: Ednei Rosa / Câmara de Cuiabá

Câmara de Cuiabá enfatiza trabalho do líder comunitário para melhoria da cidade e enxerga avanços
Trabalho voluntário, sem dia nem hora, pouco compreendido pela maioria da população, abdicação do convívio familiar e enfrentamento de problemas com chuva ou sob o escaldante sol de Cuiabá. É o cotidiano do líder comunitario que foi narrado na Câmara de Cuiabá, durante audiência públcia, em alusão ao Dia Nacional do Líder Comunitário.


Leia também:
Câmara de Cuiabá vai convocar empresa de limpeza urbana para explicar falha em coleta de lixo
 
“Numa cidade em que praticametne metade dos bairros surgiram sem plenajamento ou invasões, a importância do líder comunitário no seu dia-a-dia é inestimável e, em especial, por conta de sua proximidade com as reivindicações e necessidades dos munícipes”, afirmou o vereador Marcos Veloso (PV), autor do requerimento e presidente da audiência pública.
 
O secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, testemunhou trabalho dos líderes comunitários, em prol dos bairros. Ele observou que, nos últimos quatro anos, Cuiabá saltou de 63mil parta mais de 77 braços de luminárias públicas, sem nenhum programa financiado pelo governo federal. “E, em 90% dos casos, os novos braços de luz foram instalados a pedido dos líderes comunitários”,  argumetnou Stopa.
 
“Reconhecemos a função do líder comunitário em várias frentes, que inclusive, contribuem como assesores não remunerados dos poderes Executivo e Legislativo. Diariamente recebemos os líderes comunitários trazendo demandas da sociedade”, ponderou o vereador do PV. “São voluntários que precisamos enaltecer um quesito: o de trabalharem gratuitamente para o bem da nossa comunidade. Heróis que diuturnamente, nos 365 dias do ano, buscam uma qualidade melhor para seu bairro e sua comunidade”, ressaltou Marcos Veloso.
 
O presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins de Souza,  destacou a força e o reconhecimento dos movimentos comunitários da Capital. “Eu acredito no movimento comunitário. Somos como uma família e todos reconhecem isso, se não fosse assim não teríamos espaço e voz na Assembleia Legislativa e na Câmara de Cuiabá. São homens e mulheres que sacrificam os seus familares para trabalhar por suas comunidades”, enfatizou Édio Martins.
 
O presidente da Federação Mato-Grossense das Associações de Bairros, (Femab), Walter Arruda, pediu união de todos os líderes comunitários e apontou que o reconhecimento público fortalece o trabalho. “Vamos pensar no coletivo, para que os recursos que chegam as nossas comunidades, possam realmente trazer melhoria na qualidade de vida. Independente de cor partidária: precisamos que os benefícios cheguem até as comunidades. O caminho está na união”, proclamou Walter Arruda.
 
Para o presidente da Uunião Coxipoense (Ucam), José Maurício Pereira, a função dos líderes ultrapassam fronteiras. Ele aproveitou para cobrar mais amparo por parte do poder público aos mesmos. “O líder comunitário representa na sociedade o assistente social, o advogado, o político, a segurança pública e até mesmo a funerária. Essa pessoa faz ações diretas aos cidadãos que estão necessitando, são pessoas que fazem a diferença na gestão pública de uma cidade. Agora, precisamos de mais atenção do poder público, pois o cotidiano do líder comunitário não é fácil”, apontou José Maurício.
 
A presidente da União dos Clubes de Mães (UCCM), professora Maria Orly, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelos Clubes de Mães em Cuiabá reforça o discurso de igualdade entre homens e mulheres, além de atuarem em frentes que buscam o combate a corrupção e melhorias a sociedade. “Não somos mais aquelas que só serviam para reproduzir, para cozinhar, cuidar dos filhos e ser submissa aos maridos. Hoje, estamos fora da cozinha, ao lado dos homens. Vamos lutar o quanto pudermos, mesmo com meus 80 anos de idade, quero continuar lutando por uma sociedade com mais respeito, com mais honestidade, com mais Educação, com mais Segurança e com mais Saúde”, reforçou Maria Orly.
 
O secretário adjunto Jonail da Costa, de Relações Comunitárias da Prefeitura de Cuiabá,  observou que os movimentos comunitários fazem apontamentos e cobranças, mas em momento algum, tem a finalidade de afrontar nenhum dos poderes e sim de colaborar.
 
“Os movimentos tem a premissa de apoiar os poderes públicos, ninguém aqui ganhou suas eleições de associações para confrontar vereadores, deputados ou prefeito, mas sim, com propostas de buscarem melhorias para suas localidades. Estamos trabalhando na prefeitura para dar melhores condições de vida aos munícipes”, sintetizou Jonail da Costa.
 
A Câmara de Cuiabá, em requerimento de Marcos Veloso, concedeu 329 Moções de Congratulações: 263 presidentes de bairros 23 presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) 37 presidentes de Clubes de Mães além de homenagear a Federação Mato-grossenses das Associações de Moradores de Bairros (Femab) União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares (Ucamb) União Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (Ucam) Secretaria-adjunta de Relações Comunitárias (SARC) União Cuiabana de Clubes de Mães (UCCM) e o Conseg.

Também participaram da Sessão Solene os vereadores Abílio Junior (PSC), Dilemário Alencar (PROS), Xavier (PTC), Elizeu Nascimento (PSDC), Felipe Wellaton (PV), Marcrean Santos (PRTB) e Wilson Nonato Kero Kero (PSL).
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet