Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Em Brasília

Taques afirma a ministro que só defenderá Ferronorte se ela passar por Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Taques afirma a ministro que só defenderá Ferronorte se ela passar por Cuiabá
O governador Pedro Taques (PSDB) cobrou o ministro Maurício Quintella Lessa, dos Transporte, que a Ferronorte seja obrigada a passar por Cuiabá para seguir ao Norte do Estado. Na reunião realizada na manhã desta quarta-feira (10), em Brasília, o tucano afirmou que só defenderá a ferrovia se o traçado incluir a Capital.


Leia mais:
Taques negocia empréstimo de 500 mi de dólares com Banco Interamericano de Desenvolvimento

"Eu e a bancada vamos apoiar essa ferrovia desde que passe por Cuiabá. Senão, não defenderemos essa ferrovia", enfatizou Taques, segundo informou sua assessoria de imprensa. Taques destacou que um dos traçados segue por Campo Verde, mas na visão do Governo de Mato Grosso, o traçado a ser feito tem que ser mais próximo de Cuiabá.

Na reunião, o governador ainda explicou que é decisão estratégica conjunta da defesa por Cuiabá no trajeto. "Cuiabá tem que se tornar um polo da verticalização do que nós produzimos. Já existem alguns traçados e eles precisam respeitar a passagem por Cuiabá porque a nossa sociedade e o movimento político do nosso estado defendem isso", disse o governador aos representantes do Ministério dos Transportes.

Uma nova reunião deve acontecer nos próximos dias para debater o assunto, mas de antemão, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, disse que o Ministério dos Transportes já estuda a expansão da Ferronorte em Mato Grosso.
 
"Existe uma proposta da concessionária da ferrovia de levar até Lucas, passando por Cuiabá. Entendo hoje como o mais viável, porque são investimentos de terceiros em um momento que a União passa por crise. Estamos fazendo estes estudos de viabilidade e vamos levar isto para toda bancada avaliar o que é o melhor para o estado e para o país. Assim, teremos uma decisão do Ministério", garantiu Jorge.
 
Além disso, o Ministério dos Transportes anunciou que terá uma audiência pública para ampliação da Ferrovia Norte-Sul tendo a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), como um dos ramais. Com isso, os trilhos devem chegar até Água Boa.
 
Participaram da reunião os secretários Marcelo Duarte (Infraestutura e Logística) e Jean Campos (Assuntos Estratégicos). Representando a bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional participaram da reunião os deputados federais Fábio Garcia (PSB), Ezequiel Fonseca (PP) e Victório Galli (PSC) e os senadores Cidinho Santos (PR), José Medeiros (PSD) e Wellington Fagundes (PR).

Agenda

O governador Pedro Taques também se reuirá com representantes do BID para discutir um emprestimo de U$ 500 milhões. o equivalente a aproximadamente R$ 1,590 bilhão, no câmbio atual. o motivo do financiamento não foi revelado. Contudo, o BID já doou U$ 1 milhão para o Governo de Mato Grosso realizar estudos na área de logística, incluindo plano diretor de transporte, com ênfase na Parceria Público-Privada como forma de execução.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet