Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

ciência e tecnologia

Tampinha debate com Telebrás 1º satélite brasileiro que pode aumentar velocidade da internet em 10 vezes

Tampinha debate com Telebrás 1º satélite brasileiro que pode aumentar velocidade da internet em 10 vezes
O assessor especial adjunto do Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação José Augusto Curvo, Tampinha (PSD), e o presidente da Telebras Antonio Loss debateram  melhorias que o primeiro satélite exclusivamente brasileiro irá trazer para todo Brasil, inclusive para Mato Grosso. Um dos destaques é a melhoria para o acesso à internet.


Leia também:
Novo hospital de Cuiabá terá apenas consultoria e apoio do Albert Einstein, explica diretor

“Com um satélite só nosso, a comunicação e defesa militar serão muito mais seguras, além de que poderemos atender todo o país com uma tecnologia de ponta que ainda não tínhamos”, explicou Tampinha, de acordo com a assessoria de imprensa. O satélite foi lançado em maio, a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

“Essa tecnologia irá trazer internet com 10 vezes mais velocidade e 10 vezes menos custo para a população”, complementou Antonio Loss. E esse é um trabalho que José Augusto Curvo está botando em prática no ministério após pedido pessoal do ministro Gilberto Kassab (PSD) para que ele cuidasse do Centro-Oeste nessa empreitada e ajudasse a levar o sinal do satélite para todas as regiões, até mesmo as mais longínquas de Mato Grosso.

“Em alguns locais é muito difícil chegar a internet a cabo, principalmente por causa de rios, florestas e pouca densidade demográfica, mas com o satélite esse problema será resolvido. Todos serão contemplados, pois levaremos inclusão social e digital aos brasileiros. E os mato-grossenses podem contar comigo”, comentou.

O presidente da Telebras explicou que a instituição terá uma parceria com os ministérios da Educação e Saúde, disponibilizando banda larga para hospitais, escolas e universidades.

Para a sociedade civil de maneira geral, o serviço será ofertado de maneira diferente. Serão vendidos lotes para empresas que irão comercializar o serviço para a população. Está aberta uma licitação, que vai até meados de junho, e a partir do final de agosto, início de setembro, a tecnologia entrará em vigor, após os testes que vão durar de 60 a 90 dias.

O satélite

O SGDC 1 (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas 1) é o primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Ele foi projetado para fornecer mais segurança às comunicações estratégicas do Governo e às comunicações militares. Além disso, cobre todo o país com banda de alta capacidade e vai permitir o uso militar na proteção do mar territorial, da Amazônia e de toda a faixa de fronteira com os dez países sul-americanos vizinhos do Brasil. Com vida útil de 18 anos, custou R$ 2,7 bilhões e ficará a 36 mil quilômetros da Terra. Com informações da assessoria de imprensa.

Veja o vídeo abaixo:

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet