Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

arapongagem

Pedro Taques afirma que nunca teve conhecimento sobre grampos e vai acionar Zaque no CNMP

12 Mai 2017 - 16:54

Da Redação - Jardel P. Arruda/ Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

Pedro Taques afirma que nunca teve conhecimento sobre grampos e vai acionar Zaque no CNMP
O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que nunca teve conhecimento e nunca ordenou grampos contra políticos, advogados e jornalistas, e afirmou que a denúncia feita pelo promotor Mauro Zaque, ex-secretário de Segurança, a Procuradoria Geral da República (PGR) foi baseada em um documento fraudado. No entanto, ele deixou em aberto a possibilidade dos crimes terem ocorridos e apoia investigação. A declaração foi feita em coletiva de imprensa, realizada na tarde desta sexta-feira (12).


Leia também:
Advogado ressalta “fragilidade” da Justiça e diz que vai processar responsáveis por supostas escutas ilegais

“Fatos graves ocorreram? Crimes graves ocorreram? Em tese, podem ter ocorrido, mas eu não tive conhecimento. Nunca tive conhecimento”, afirmou o governador Pedro Taques (PSDB). “O doutor Paulo, que todos sabem que é meu advogado, eu o exonerei para que faça a defesa do meu único patrimônio, a minha honra”, completou.

A explicação

Na versão do tucano, Mauro Zaque disse ao Ministério Público que soube pelo coronel Zaqueu, ex-comandante geral da Polícia Militar, que o governador tinha conhecimento do suposto esquema de grampos. Mauro Zaque também fundamentaria a ciência de Taques porque ele mesmo teria informado o governador através de um ofício. Contudo, esse documento seria fraudado.

Ainda segundo o governador, em 8 de outubro de 2015, Mauro Zaque o comunicou sobre um suposto esquemas de grampos, e, como o fato não competia a ser investigado pelo chefe do Executivo, ele o repassou ao Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), através do então secretário-executivo de Segurança Pública, Fabio Galindo. O Gaeco então arquivou por falta de provas a denúncia após algumas investigações.

Ele ainda conta que um segundo protocolo teria sido feito por Mauro Zaque no dia 14, em qual vários documentos adicionais com provas. Com base nisso, o promotor teria encaminhado a denúncia PGR alegando que o governador tomou ciência de fatos graves, mas não tomou nenhuma providência.

Contudo, Pedro Taques afirma que nunca teve acesso a esse ofício e que o documento é uma fraude. “Fomos levantar nos arquivos do Palácio. Esse protocolo tem um número único quando ele é protocolado. Esse protocolo entrou na Casa Civil e não teve nenhuma circulação, nem física, nem magnética. Se vocês entrarem no site, vocês fazem o acompanhamento através do número do protocolo. Aí batemos no site, como qualquer um pode ter acesso. O número do protocolo que o Mauro Zaque diz que protocolou é 542635 de 2015, dia 14/10/2015, às 10h e 26 minutos. Mas esse número é de um processo da Sinfra que nada tem a ver”, detalhou Pedro Taques.

Com base nisso, o governador vai representar contra Mauro Zaque. “Eu estou representando doutor Mauro Zaque na Procuradoria Geral de Justiça, eu estou representando o doutor Mauro Zaque no Conselho Nacional do Ministério Público, porque eles precisam tomar conhecimento disso. E também estou mandando cópia de tudo isso aqui ao procurador Geral da República”, asseverou.

"Eu nunca pedi isso ao comandante da PM, se por ventura isso foi feito. Nunca O que precisamos entender aqui, senhores? Isso precisa ser investigado. Além desta fato, determinei ao secretário de Segurança, doutor Rogers, que faça uma investigação dentro da Polícia Militar", pontuou Pedro Taques. 

Primeira atualização às 17h15. Segunda atualização às 17h32
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet