Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Fiscalização

Em quatro meses, Secretaria de Mobilidade de Cuiabá registra quase 135 mil multas

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Em quatro meses, Secretaria de Mobilidade de Cuiabá registra quase 135 mil multas
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) registrou, nos quatro primeiros meses deste ano, quase 135 mil multas. As infrações foram cometidas pelos condutores entre janeiro e abril. Em entrevista ao Olhar Direto, o secretário da pasta, Antenor Figueiro, ressalta que os equipamentos eletrônicos são essenciais para reduzir os números e salvar vidas.


Leia mais:
Semob estuda implantar radar no cruzamento da General Mello com Miguel Sutil; veja outros pontos
 
Conforme os dados da secretaria, em janeiro deste ano foram 29.582 multas. Em fevereiro foram 35.313, no mês seguinte 34.979 e em abril 34.887. Os números são referentes a notificações aplicadas pelos equipamentos eletrônicos e também agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana. Ao todo, foram 134.761 notificações.
 
As principais infrações cometidas pelos condutores são: excesso de velocidade, avançar sinal vermelho, transitar na faixa exclusiva do transporte público, deixar de usar cinto de segurança, estacionar no passeio e falar ao telefone celular enquanto dirige. As câmeras de videomonitoramento também auxiliam na fiscalização.
 
“Vale lembrar que a fiscalização está suspensa por videomonitoramento apenas na faixa exclusiva da avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). Nos outros pontos continua valendo. Quem está satisfeito com os equipamentos eletrônicos é a vida. De 2014 a 2016 foram mil acidentes evitados com a fiscalização, que não tem como objetivo multar e sim salvar vidas”, explica o secretário.
 
O secretário ainda acrescenta que: “Quem sai prejudicado com os radares são os infratores. 60% da nossa frota nunca levou um Auto de Infração de Trânsito (AIT). A minoria é que dá problema e que sai falando que é indústria de multa. Os recursos obtidos através destas multas estão sendo investidos na pavimentação das avenidas do CPA e Fernando Corrêa da Costa. Fizemos um convênio com a Secretaria de Obras para que a recapagem nas vias seja feita. Quem ganhou com isto, foi Cuiabá”.

Os radares começaram a ser instalados em 2014, nas principais avenidas e ruas da capital mato-grossense. A instalação dos aparelhos faz parte de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre a prefeitura e o Ministério Público do estado (MPE) em julho de 2011. O objetivo é diminuir o número de acidentes de trânsito, um dos principais motivos de internação no Pronto-Socorro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet