Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

rondonópolis

Fogo no Atacadão ainda deve arder por 10 dias; "Existe muito material inflamável", diz bombeiro

13 Mai 2017 - 14:27

Especial para o Olhar Direto - Ricardo Costa - AgoraMT

Foto: Agora MT

Fogo no Atacadão ainda deve arder por 10 dias;
A previsão do  tenente-coronel Vanderlei Bonoto, coordenador do  2º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar,  é de supermercado Atacadão de Rondonópolis (218 km de Cuiabá) ainda irá permanecer ardendo por,  no mínimo, 10 dias. “Existe muito material de alta combustão no local e apesar do fogo de já estar completamente controlado, é impossível apagá-lo por completo neste instante”, revelou ao Olhar Direto. As chamas iniciaram por volta das 16h10 de sexta-feira, 12.


Leia Mais:
Investigação sobre incêndio no Atacadão deve iniciar na segunda; 40 ficaram intoxicados
Destruído pelo fogo, Atacadão funcionava sem alvará de incêndio e pânico; bombeiros não confirmam vítimas fatais


Para ajudar no combate, ainda na noite de sexta-feira, um avião do Governo do Estado chegou a Rondonópolis trazendo boa quantidade de LGE (líquido gerador de espuma) para ajudar a debelar as chamas restantes. “Este material é utilizado para sufocar a passagem de oxigênio até os focos de incêndio”, explicou Bonoto. O LGE é misturado a água dos caminhões de combate ao fogo, só então é formada a espuma, que é lançada sobre os focos de chamas.

Neste sábado,13, as ruas ao redor do Atacadão já estavam liberadas para o trânsito e poucos curiosos observavam o trabalho de duas guarnições do Corpo do Corpo de Bombeiros que permaneceram no local a noite toda. As informações iniciais são de que a estrutura física do prédio está completamente comprometida e que o risco de desabamento ainda é grande, por isso, o isolamento feito na área pelo Corpo Bombeiros.

O Resgate

A rapidez do atendimento da ocorrência pelo Corpo de Bombeiros, foi fator preponderante para que não houvessem vítimas fatais e nem feridos gravemente.

De acordo com o comando da corporação, a primeira guarnição que chegou ao local, estabeleceu como meta abrir um corredor de escape para clientes e funcionários, mantendo-os livre de chamas e do calor intenso, a via de saída do interior da loja. “Foi tudo muito rápido, perigoso, mas nossos homens aturam de foram eficaz e evitaram aquilo que poderia ter se tornado uma tragédia”, disse Bonoto.

Carros e Motos



















Crédito: Agora MT 

Com o desespero, natural em uma situação como esta, tomou conta de muitas pessoas alguns veículos foram deixados para trás, motos, carros foram abandonados e os bombeiros e voluntários que estiveram ajudando no combate ao incêndio no primeiro instante foram obrigados a retirar alguns carros usando a força e até quebrando os vidros para soltar o freio de mão e desengrenar os carros.

Segundo informações extraoficiais, pelo menos 50 motos foram retiradas do estacionamento do Atacadão por funcionários do supermercado que estavam ajudando os bombeiros logo no início do combate ao incêndio.
Contatada pela reportagem a assessoria de comunicação do Atacadão se limitou a emitir uma nota à imprensa.

Atendimento

Pelo menos 40 pessoas foram encaminhadas para unidades de saúde em Rondonópolis (218 km de Cuiabá) após o incêndio. Uma delas, um homem ainda permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Rondonópolis.

Contatada pela reportagem a assessoria de comunicação do Atacadão se limitou a emitir uma nota à imprensa. Veja a íntegra:

"A respeito do incêndio na loja de Rondonópolis na tarde da sexta-feira (12), a empresa informa que o Corpo de Bombeiros foi acionado tão logo foi detectado. As equipes de gestão da companhia estão mobilizadas no apoio necessário à unidade. A rede lamenta profundamente o ocorrido, esclarece que segue estritamente todas as normas de segurança e vai colaborar com as autoridades competentes para a elucidação do caso".

A Polícia Civil deverá instaurar inquérito para que as circunstâncias do incêndio sejam apuradas.

*As fotos dos bombeiros trabalhando no combate às chamas são da Assessoria da Corporação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet