Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

TUDO ÀS CLARAS

Governo determina aprimoramento do Portal da Transparência em Mato Grosso

Foto: Daniel Dino / Seplan-MT

Governo determina aprimoramento do Portal da Transparência em Mato Grosso
Promessa de campanha do governador José Pedro Taques (PSDB), a criação e implatanção do Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção representou um marco no Centro-Oeste e Amazônia Legal, e agora passa por um processo de aprimoramento. E a ordem do Palácio Paiaguás é de acelerar e ampliar a prestação de informações ofertadas à sociedade via Portal da Transparência.

 
A constante evolução das formas de comunicação, notaamente das redes sociais, exige que o avanço tecnológico seja permamente. A reportagem do Olhar Direto apurou que, para isso, os processos técnicos e administrativos que envolvem o fornecimento dos dados foram debatidos, em uma reunião na Secretaria de Planejamento de Mato Grosso.

Leia Mais:
- Comando da PM determina inquérito para apurar responsabilidades sobre escutas ilegais em MT

- Deputados cobram esclarecimentos do Governo de MT e concordam em não abrir CPI dos grampos 

O secretário do Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção, Fausto José de Freitas, explicou que o Estado tem garantido acesso pleno a todos os seus números. “Nosso portal da transparência oferece relatórios das receitas de Mato Grosso, despesas com fornecedores, pessoal, execução orçamentária, compras efetuadas, entre outras. Para garantir que estas informações estejam na internet de forma ágil, é necessário que várias pastas trabalhem em sintonia. Nesta reunião buscamos melhorar alguns procedimentos, como os acessos da equipe técnica”, explicou Fausto de Freitas.
 
Decano da vida pública e responsável pelo formato da prestação de contas na gestão do governador Dante de Oliveira (in memorian), o secretário de Planejamento, Guilherme Müller, avalia que é importante a centralização destas informações. "O Portal da Transparência deve reunir todos os dados do Governo, mostrando como o Estado tem sido gerenciado. Neste sentido, solicitamos a todos os gestores que forneçam as informações para este ambiente, evitando a construção de sites ou plataformas paralelas", argumentou Guilherme Müller.
 
A Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação - LAI), regulamentada no Poder Executivo do Estado de Mato Grosso pelo Decreto 1.973/2013, estabelece, como regra, que as informações sob a guarda do Estado são públicas. Mas a LAI prevê também restrições de acesso à informação, apenas em casos específicos e por período de tempo determinado em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado.
 
A reunião técnica contou com a participação do diretor Executivo da MTI, Evaristo Georgio Fava, do secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Carlos Mar Ayc Campelo, da secretária Executiva de Gestão, Adriana Araújo Silva Feitosa, do adjunto de Administração, Ruy Carlos Castrillon de Fonseca, além das equipes técnicas da Seplan e MTI.
 
A meta é facilitar o acesso do cidadão às informações do Estado. Além do Gabinete de Transparência, existem dos disponíveis no Gabinete de Comunicação (GCom) e demais pastas.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet