Olhar Direto

Quinta-feira, 20 de julho de 2017

Notícias / Política MT

Leitão defende afastamento de Aécio, renúncia de Temer e eleição indireta

Da Redação - Jardel P. Arruda

18 Mai 2017 - 18:16

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Leitão defende afastamento de Aécio, renúncia de Temer e eleição indireta
O deputado federal Nilson Leitão, presidente do PSDB-MT, afirmou que defendeu o afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG) da presidência do PSDB Nacional e a saída do partido do Governo do presidente Michel Temer (PMDB), além da renúncia do peemedebista. A declaração foi feita através de nota à imprensa, no fim da tarde desta quinta-feira (18).

Leia mais:
Ságuas afirma que única saída é renúncia de Temer e eleições diretas

O Governo Federal está em crise desde a noite de quarta-feira (17), quando foi divulgado que o presidente Michel Temer foi gravado por um dos donos da JBS, Joesley Batista, em suposta negociação pelo silêncio do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o senador Aécio Neves barganhando propinas.

Na manhã de quinta, uma Operação da Polícia Federal resultou na prisão da irmã e do primo de Aécio Neves. O ministro Edson Fachin negou o pedido do Ministério Público Federal pela prisão do tucano, mas terminou o afastamento do cargo de senador. Leitão afirma que, nas conversas com o partido, pediu o afastamento de Aécio da chefia da sigla.

“Defendi o Afastamento do senador Aécio Neves da presidência do PSDB,até que sejam esclarecidas as denúncias que pesam sobre ele”, pontua Nilson Leitão através de nota. O deputado federal não atendia a imprensa desde a manhã de quinta.

“Renúncia do presidente Michel Temer, para permitir que a estabilidade seja reestabelecida nesse momento tão crítico do país; Mesmo entendendo a melhora da economia e do emprego, é necessário estancar a crise imediatamente”, completou.

O senador afastado Aécio Neves se licenciou da presidência do PSDB e ministros do partido discutem se irão deixar o primeiro escalão Governo Federal. Inicialmente, Bruno Araújo chegou a comunicar que deixaria o cargo, mas ainda não entregou a comunicação oficial e pode rever a posição.

Eleição indireta:

O deputado Nilson Leitão, assim como o senador Cidinho Santos, defende que os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado façam um acordo para deixar a linha sucessória e permitir que a presidente do Supremo Tribunal Federal assuma a Presidência e promovo processo eleitoral indireto em 30 dias, como prece a Constituição Federal.

“Condução de novo processo eleitoral pela presidente do STF, Carmen Lúcia, em no máximo 30 dias, como determina a Constituição Federal”, pontua através da nota à imprensa.

Veja abaixo nota de Nilson Leitão na íntegra:

NOTA À IMPRENSA
 
Diante da crise partidária que se abateu sobre o meu partido, e da convulsão institucional que já assolava o país há tempos e se agravou nas últimas 24 horas, gostaria de deixar clara a posição que defenderei:
 
- Defendi o Afastamento do senador Aécio Neves da presidência do PSDB,até que sejam esclarecidas as denúncias que pesam sobre ele;
 
- Desembarque imediato do PSDB do Governo de Michel Temer, com a entrega dos cargos pelos ministros do partido;
 
- Renúncia do presidente Michel Temer, para permitir que a estabilidade seja reestabelecida nesse momento tão crítico do país; Mesmo entendendo a melhora da economia e do emprego, é necessário estancar a crise imediatamente;
 
- Disposição dos presidentes da Câmara e do Senado em abrirem mão da linha sucessória para a Presidência da República na vacância do cargo, permitindo que a presidente do STF assuma o cargo interinamente;
- Condução de novo processo eleitoral pela presidente do STF, Carmen Lúcia, em no máximo 30 dias, como determina a Constituição Federal.
 
Dep. Nilson Leitão (PSDB-MT)

12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Cidão Marques
    19 Mai 2017 às 11:52

    Sem comentários esse senhor que se diz Deputado Federal votou fez campanha paro Aécio votou no Temer e vem com esse papo de eleições indiretas , o eleitor de Sinop tem que colocar esse verme no.lugar dele na cadeia , pois já foi preso e algemado, suíno do o Palmeiras vai Corinthians

  • Flávia
    19 Mai 2017 às 10:37

    Hey, Leitão! Pede o seu afastamento que já vai fazer um bem danado para a população! Oportunista e inimigo do povo! Vai carpir um quintal pra ver o quanto é gostoso e sai dessa poltrona de couro que eu paguei com meu dinheiro!

  • Efraim
    19 Mai 2017 às 08:51

    Esse pessoal do PSDB é de um cinismo político inacreditável!!!

  • Salcheado
    19 Mai 2017 às 08:44

    definitivamente é o fim dos tempos para a política Brasileira. Esse Sr foi preso quando era prefeito de Sinop, com diversos cheques na sua casa, seu patrimönio pessoal quintuplicou. Estamos definitivamente sem saída.

  • Wagner
    19 Mai 2017 às 06:38

    Quem defende eleição indireta ,é quem não tem candidato muito menos votos. O leitão está entre a Cruz e a Espada Dória,Bolsonaro e Luciano Hulk !!!

  • ZE DA CULTURA
    19 Mai 2017 às 05:24

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Luiz Otavio
    19 Mai 2017 às 03:17

    quem manda agora e o judiciario,cuide para não se rpreso

  • Silva
    18 Mai 2017 às 23:00

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Ilse
    18 Mai 2017 às 21:17

    Será que esse parlamentar pensa que todos acreditam que esse capitulo estava no do golpe e que mais cedo ou mais tarde, não viria ser exibido? Eta conversa mole pra boi dormir!

  • Alexandre
    18 Mai 2017 às 20:56

    Leitão é PSDB, suas posições são sempre contra o povo.

Sitevip Internet