Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Crimes

Advogada é denunciada por corrupção ativa em Cáceres

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE), por meio da Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Cáceres, protocolou nesta quinta-feira (13) denúncia contra a advogada Lucy Rosa da Silva e Otoniel da Silva Pimentel. Os dois são acusados pelo Ministério Público pela prática de crime de corrupção ativa. A advogada deverá responder também pelo crime de tráfico de influência.


De acordo com a denúncia, em novembro de 2008, o acusado Otoniel da Silva Pimentel foi autuado em flagrante pela prática de crime de evasão de divisas, no município de Cáceres. Ao ser conduzido até a cadeia pública local, ele apresentou um documento de identificação falso em nome de Othoniel Monteiro Pimentel. Como o acusado já tinha passagem pela polícia, o agente prisional Ronaldo Dias Moreira constatou imediatamente a fraude.

Consta na denúncia que, para evitar que o agente prisional comunicasse às autoridades federais sobre a utilização da documentação falsa, os denunciados, Otoniel da Silva Pimentel e a sua advogada, Lucy Rosa da Silva, prometeram vantagem indevida ao funcionário público, no valor de R$ 5 mil. Conforme foi apurado, o agente prisional não aderiu à promessa de pagamento dos acusados e informou o fato ao delegado para instauração de inquérito policial.

Segundo os promotores de Justiça Samuel Frungilo e Januária Dorilêo Bulhões, a advogada Lucy Rosa da Silva também é acusada de tráfico de influência. Consta nos autos, que ela solicitou o pagamento de R$ 1mil para um de seus clientes, sob o pretexto de que possuía prestígio junto a um escrivão da polícia e que, se a quantia solicitada fosse repassada ao funcionário público, o mesmo não seria indiciado pelo crime de tráfico de drogas. O repasse do dinheiro foi comprovado por meio de gravações telefônicas autorizadas pela Justiça. A denúncia foi protocolada na 3ª Vara criminal da Comarca de Cáceres.

Os representantes do Ministério Público informam que existem outras pessoas sendo investigadas pela Polícia, em inquéritos separados, sobre fatos semelhantes ao da denúncia oferecida nesta quinta-feira. A advogada Kattleen Karitas Oliveira Barbosa é uma delas. O Ministério Público aguarda a conclusão das investigações para oferecimento de novas denúncias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet