Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Dados do trânsito

Velocidade excessiva é a principal causa de acidentes e motociclistas são os que mais morrem, aponta levantamento

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Velocidade excessiva é a principal causa de acidentes e motociclistas são os que mais morrem, aponta levantamento
O levantamento feito pelo Projeto Vida no Trânsito aponta que a velocidade excessiva é uma das principais causas que levam a morte no trânsito na região metropolitana de Cuiabá, com 53,1% dos casos. O estudo ainda detalha que os motociclistas são os que mais morrem (57,1%) e mais de 65% dos acidentes ocorrem nos finais de semana (sexta, sábado e domingo). Os números são referentes ao ano de 2015.


Leia mais:
Adolescente de 15 anos morre após capotar veículo em estrada
 
Segundo as informações reveladas pela Gerência de Perícias em Crimes de Trânsito da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), 48% das vítimas de trânsito na região metropolitana morreu na hora, sendo 86,% do sexo masculino e 44,9% com idade entre 18 e 35 anos. Entre as vítimas, 57,1% são motociclistas; mais de 50% dos acidentes ocorreu no fim de semana, 65,2% contando com a sexta-feira.
 
As perícias ainda apontam que 53,1% dos acidentes está relacionado à velocidade excessiva, 43,9% ao álcool, 24,5% a condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Alguns dados referentes a 2016 também mostram que foram realizadas 546 perícias de trânsito na Região Metropolitana, sendo 268 com vítimas fatais.
 
Em 2015, 1.096 pessoas morreram no trânsito em Mato Grosso e 98 somente em Cuiabá. De acordo com o Gerente de Perícias em Crimes de Trânsito, André Grybowski Albano Silva, o estudo "Correlates of War”, o número de vitimas fatais no Estado poderiam ser comparados aos números de uma Guerra Civil. 
 
A perícia criminal atua na determinação das causas dos acidentes, e no embasamento da prova técnica ao inquérito policial e ao processo judicial. São realizados cálculos e levantamentos no local do acidente, para a localização de possíveis vestígios para a compreensão da dinâmica dos fatos.
 
“Um dos principais fatores relacionados é a velocidade excessiva. E uma das medidas já implementadas e que vem trazendo uma redução no número de acidentes é a utilização de radares. Além deste fator, a conversão em local proibido, invasão de faixa, desrespeito á sinalização, são casos comuns no atendimento às ocorrências de acidentes graves’’, observou o gerente.
 
Fazem parte do projeto os seguintes órgãos: Secretaria Municipal e Estadual de Saúde – Coordenadoria de Vigilância a Doenças, Agravos e Eventos Vitais, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria de Estado de Segurança Pública – Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito; Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec); Departamento de Trânsito de Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet