Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

medicina

Cuiabá recebe palestra sobre Dissecção da Aorta com cirurgião do Instituto do Coração

Cuiabá recebe palestra sobre Dissecção da Aorta com cirurgião do Instituto do Coração
A dissecção da aorta, uma situação extremamente grave que causa uma espécie de "rasgo" na maior artéria do corpo, ruptura que pode mesmo chegar de repente e sem dar sinais, será tema da palestra ministrada pelo cirurgião Ricardo Ribeiro Dias, responsável pelo Núcleo de Miocardiopatias e Doenças da Aorta do Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP), de São Paulo. O evento acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 7h, no auditório do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá.

Leia mais:
Trinta mulheres são classificadas e seguem para a final do concurso 'Rainha do Peladão'


Promovido em parceria com o Santa Rosa Cor, empresa do Grupo Santa Rosa, a palestra é voltada para médicos, equipe de enfermagem, residentes, fisioterapeutas e farmacêuticos que atuam na área.    

A dissecção da aorta é uma emergência médica e pode por consequência levar à morte rapidamente, pois se romper a aorta completamente – as três camadas da artéria – uma perda rápida e massiva de sangue irá ocorrer. Inclusive, recentemente, um caso fatal de dissecção da aorta ganhou os noticiários no país com a morte do cantor e compositor Belchior.

Segundo o estudo americano publicado na revista científica "Circulation", publicação oficial da American Heart Association, as dissecções da aorta que resultam na ruptura do vaso sanguíneo têm uma taxa de 90% de 
mortalidade, se o tratamento não for realizado a tempo. A hipertensão arterial não controlada está relacionada a 75% desses casos.

Mais informações da palestra pelo telefone do Santa Rosa Cor (65) 3626-3001.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet