Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

DIÁLOGO EM ABERTO

Governo Taques suspende trâmite da RGA e servidores “paralisam” movimento grevista em busca de consenso

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Governo Taques suspende trâmite da RGA e servidores “paralisam” movimento grevista em busca de consenso
Chegou ao fim a mobilização de servidores estaduais, que ocupavam o prédio da Assembleia Legislativa desde o início de quarta-feira (07), em protesto ao projeto que autoriza o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), dividida em três parcelas a partir de 2018. Reunidos por cerca de duas horas no Palácio Paiaguás, o Governo concordou em suspender o trâmite do projeto, desde o que os servidores “paralisem” o movimento grevista, até que se encontre uma proposta que seja consenso.


Leia mais:
Servidores ocupam AL e deputados iniciam debates sobre RGA; Domingos propõe antecipar parcelas

“O Governo se mostrou bastante aberto a essa discussão e já marcou uma agenda, nós teremos uma resposta na terça-feira, com a condição de que o Fórum suspenda o movimento paredista. Vai ter que existir um sacrifico de ambas as partes”, disse o coordenador do Fórum Sindical, Oscarlino Alves, ao final da reunião.

Na semana passada, o Governo apresentou uma proposta de pagamento da RGA de 2017 - referente ao ano de 2016 -, em três parcelas somente a partir de janeiro de 2018, quando serão incorporados 2.15% do valor devido ao salário dos servidores. Em abril do mesmo ano vão ser pagos mais 2.15% e, em setembro, 2.14%. O valor foi calculado sob juros incidentes de cada parcela.

A proposta foi rejeitada pelo Fórum Sindical, que representa mais de 20 categorias de servidores estaduais. A contraproposta apresentada pelo Fórum prevê o pagamento integral da RGA ainda este ano.

Nesta quarta-feira, os sindicalistas levantaram a bandeira branca e se mostraram contentes com a conversa mantida entre o Fórum e o Governo. O encontro no Palácio reuniu, além de servidores, os secretários de Fazenda e da Casa Civil, Gustavo de Oliveira e José Adolpho, respectivamente.

“O Governo realmente está aberto ao diálogo, mostrou uma boa vontade. O governador está em agenda em Alta Floresta, mas esteve bem representado. Tivemos uma conversa franca, aberta e nós ratificamos a nossa proposta, protocolada no sábado passado, que é pagar a RGA 2017 no ano fiscal de 2017. A RGA de 2018, em que pese esteja estimada em 4%, mediante movimento da inflação, que seja paga no ano de 2018”, afirmou Oscarlino.

“O nosso sacrifício já vem sendo feito desde o primeiro ano de mandato. A RGA foi parcelada no ano de 2015, a RGA de 2016 veio para 2017, ou seja, embolou tudo. Nosso posicionamento é claro, estamos abertos ao diálogo, mas que nos traga uma proposta melhor”, acrescentou.

Em nota conjunta, Governo e sindicalistas firmaram uma série de compromissos. Entre os principais, a equipe econômica do Executivo se comprometeu a avaliar a possibilidade de não cortar o ponto dos servidores que aderiram à paralisação desta quarta-feira.

Por sua vez, o Fórum Sindical também se comprometeu a avaliar a possibilidade de realizar suas assembleias somente no período matutino, para não comprometer o funcionamento dos órgãos públicos.

Veja a íntegra da nota:

O Governo do Estado Mato Grosso e o Fórum Sindical informam que, após reunião realizada entre ambos na tarde desta quarta-feira (07.06) no Palácio Paiaguás, foi celebrado compromisso entre as partes em abrir o diálogo entre Executivo e Fórum Sindical em torno da pauta da Reposição Geral Anual do ano base 2016/2017. No encontro foi estabelecida uma pauta de negociações com o seguinte teor:
 
1 – Por solicitação do Governo, os dirigentes sindicais submeterão às suas respectivas categorias, por meio de Assembleias Gerais, o compromisso de não deflagração de greve enquanto as negociações estiveram em andamento. Em contrapartida, o Governo também se compromete a encaminhar um pedido à Assembleia Legislativa de retirada de pauta da mensagem encaminhada esta semana com a proposta original do Executivo de pagamento integral dos RGAs de 2017 e 2018 de forma escalonada.
 
2 – A equipe econômica avaliará o impacto da reivindicação do Fórum Sindical para pagamento da RGA de 2017 e de 2018, dentro dos respectivos exercícios fiscais;
 
3 – A equipe econômica submeterá ao governador Pedro Taques a demanda para que os servidores que aderiram à paralisação geral nesta quarta-feira (07.06) não tenham o ponto cortado;
 
4 – O Fórum Sindical também se comprometeu a avaliar a possibilidade de realização das assembleias das categorias apenas no período da manhã para não prejudicar o atendimento dos serviços públicos prestados aos cidadãos;
 
5 – O aumento do percentual da contribuição previdenciária da cota laboral dos servidores não será item da pauta das discussões neste momento;
 
6 – Nova reunião será marcada no início da próxima semana para dar andamento às discussões e à apresentação das contrapropostas do Governo ao Fórum Sindical.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet