Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

EM ANDAMENTO

Implantação de estação de tráfego aéreo em Sinop deve atrair novos voos para o município

Foto: Reprodução

Implantação de estação de tráfego aéreo em Sinop deve atrair novos voos para o município
Está em fase final de homologação a implantação da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) no Aeroporto Municipal João Batista de Figueiredo, em Sinop. Conforme a secretária de Finanças, Ivete Mallmann, os equipamentos já foram instalados e dependem somente do aval do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) para entrarem em funcionamento. Além de garantir a segurança nos pousos e decolagens, a expectativa é que a EPTA possa atrair novos voos para o município.


Leia mais:
Mau tempo provoca atrasos em três voos no aeroporto de Cuiabá e impede pouso em Sinop

“A EPTA e o PAPI são instrumentos de auxílio para que o avião possa decolar e pousar. Nós estamos pleiteando a homologação desses instrumentos para que quando nós estivermos com problemas como a questão de clima, por exemplo, a gente tenha o auxílio por instrumento para o pouso. Então, isso dá condições de orientação para o piloto para que ele realize a descida com segurança. Nós acreditamos, e as informações técnicas que nós temos é de que isso nos permitirá melhorar em torno de 80% no período chuvoso a segurança com relação a pousos em nosso aeroporto”, explicou a secretária.

Nesta quinta-feira (09), a prefeita Rosana Martinelli (PR) esteve em Manaus, em reunião com comandantes e chefes de operação do Cindacta IV. No encontro, Martinelli recebeu a confirmação de que o processo de análise para implantação da EPTA e operação IFR (Instrument Flight Rules) já está em fase de ser finalizado.

No ano passado, a prefeitura recebeu a doação de dois conjuntos de PAPI (Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação, em português). A estrutura da EPTA tem como finalidade prestar serviços de Controle de Tráfego Aéreo, de Informação de Voo e de Alerta, apoiar a navegação aérea e operações de pouso e de decolagem.

Uma vez instalados, os PAPI precisam ser homologados junto a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que exige como pré-requisito a operação da EPTA.

“É um instrumento muito importante, ele já está instalado e a gente aguarda agora a homologação por parte do Cindacta IV. A prefeita, nesta visita, está procurando agilizar isso, uma vez que nós estamos no período de seca e isso nos dará uma certa facilidade. Porém, isso tem um tramite burocrático, nós precisamos de uma visita técnica da equipe que vai fazer a aferição e verificar se os equipamentos estão devidamente instalados e isso leva um tempo. Todo o nosso empenho é para que no próximo período chuvoso nós tenhamos mais segurança e possamos fazer esses pousos de maneira mais tranquila”, afirmou Ivete.

Tão logo a fase de análise documental finalizada, o Cindacta IV irá disponibilizar uma equipe para fazer a inspeção local no aeroporto, para em sequência aprovar a EPTA e depois a operação da estação.

"O intuito da visita foi justamente para acompanhar e tentar acelerar o processo para que, o quanto antes, se resolva a questão da EPTA, acreditamos que dentro em breve teremos excelentes resultados", disse a prefeita.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet