Olhar Direto

Notícias / Educação

MEC atualiza dados e dez faculdades de MT obtém nota 2 em avaliação de cursos; veja listagem

Da Redação - Patrícia Neves

13 Jun 2017 - 10:23

Foto: Ilustração

MEC atualiza dados e dez faculdades de MT obtém nota 2 em avaliação de cursos; veja listagem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC) atualizou os dados sobre a avaliação do Indíce Geral de Cursos (IGC) de 2015 e os novos dados foram divulgados neste mês. De um total de 2.0109 instituções de ensino atualizadas,  a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) continua  com uma das melhores notas na avaliação, 4.  Além dela, outras quatro unidades também obtiveram esse desempenho, entre elas, a Faculdade de Ciências Humanas e Biológicas e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço.

Leia Mais:
OAB entrega a 139 faculdades selo de qualidade em ensino de direito

A  metodologia de análise empregada dividiu as unidades de ensino por universidades, centros de educação e faculdades, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.  

 Os dados apontam ainda que dez faculdades em Mato Grosso obtiveram nota 2. Outras 28, obtiveram nota 3. Já os dois centros de educação, instalados em Cuiabá e Várzea Grande conquistaram o índice 3, conforme os dados disponibilizados.

O Índice Geral de Cursos (IGC) vai de 1 a 5 e as notas na faixa 1 e 2 indicam mau desempenho passível de punição. Uma delas, por exemplo, pode ser até proibição de novos vestibulares até que medidas para a melhora de desempenho sejam postas em prática.

Um dos aspectos levados em conta no IGC é a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último período de três anos (triênio). O CPC também é um indicador de qualidade, mas referente aos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior. Nota no Enade, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos são critérios do CPC.

Clique aqui e veja a relação do ICG 

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luis Carlos
    14 Jun 2017 às 17:12

    A avaliação dos últimos 5 anos se fosse para valer, pelo menos 10% das faculdades particulares de MT estariam fechadas com essa avaliação. O ensino não é levado a sério.

  • Pagadora de Impostos
    13 Jun 2017 às 15:35

    o Preço é caro mas a qualidade

  • CAMILA
    13 Jun 2017 às 12:08

    esta pesquisa foi divulgada em março...

Sitevip Internet