Olhar Direto

Segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Notícias / Política MT

Com projeto Muxirum, Marrafon quer tirar 15 mil pessoas do analfabetismo em MT

Da Redação - Jardel P. Arruda

17 Jun 2017 - 08:31

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Marco Marrafon ao lado do governador Pedro Taques

Marco Marrafon ao lado do governador Pedro Taques

Devolver dignidade de três mil pessoas em seis meses. Esse é objetivo inicial do programa Muxirum da Alfabetização, que já seria uma meta histórica, visto que pouco mais de mil pessoas foram alfabetizadas depois de adultas nos últimos cinco anos. Contudo, as metas do secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, é muito maior: Alfabetizar pelo menos 11 mil pessoas, e, se tudo der certo, 15 mil pessoas.

Leia mais:
Marrafon garante que concurso para professores impactará pouco na folha de pagamento

“A metodologia é uma metodologia inovadora, com uma alfabetização em seis meses. A gente espera, nesses primeiros seis meses, alcançar 3 mil pessoas. O que já seria um recorde histórico. Só para se ter uma idéia, de 2010 para 2015 foram alfabetizadas em programas para diminuir analfabetimos pouco mais de mil pessoas. Apenas em seis meses, estamos falando em 3 mil, mas as metas são de 11 mil, e se a gente conseguir fortalecer, queremos subir as metas até 15 mil”, explicou Marrafon.

A idéia do programa consiste em recrutar alfabetizadores dentro da sociedade civil. Os alfabetizadores irão até os analfabetos, formando turmas a partir de seis pessoas em locais já frequentados por elas, como sindicatos, praças, centros comunitários, escolas, etc. Por isso o nome “Muxirum”, palavra tupi para “mutirão”.

“Como o próprio nome diz, Muxirum, dá ideia de mutirão, o que significa dizer que ele vai dar certo com o envolvimento de toda sociedade civil. A gente precisa unir as denominações religiosas, os sindicatos, a comunidade, os profissionais, para que a gente possa junto fazer esse trabalho diferenciado. Vamos buscar os analfabetos, vamos a casa deles, vamos trabalhar em lar de idosos, e tudo com turmas muito reduzidas, até seis alunos a gente já consegue organizar uma turma, geralmente no local onde ele já frequente”, explicou o secretário.

Hoje, a taxa de analfabetismo em Mato Grosso é de 5,9%, na faixa etária que vai dos 15 aos 69 anos. O índice geral do estado é de 7,1% - dados do IBGE/PNAD/2014. Inicialmente, nove municípios mato-grossenses foram selecionados para a implantação do programa, a partir da situação geográfica e pelo índice de analfabetismo, de acordo com dados da Seplan

Acorizal, com 914 pessoas analfabetas, ou seja 19,8% da população do município, Chapada dos Guimarães, com 1.554 (10,6%), Ipiranga do Norte, com 180 (4,3%), Jangada, com 1.042 (17,1%), Nossa Senhora do Livramento, com 1.863 (19,1%), Nova Brasilândia, com 643 (16,9%), Planalto da Serra, com 255 (11,6%), Tapurah, com 381 (4,4%) e Várzea Grande, com 10.294 (4,9%).

Ao todo, são 16.212 pessoas analfabetas nestas regiões e a meta do programa é alfabetizar 11.200 delas, até dezembro de 2018. 207 alfabetizadores foram capacitados e já estão atuando nas localidades. O programa conta, até o momento, com 278 turmas nessas localidades.

Para realizar o isso, o Governo do Estado vai investir R$ 3,7 milhões. Os alfabetizadores recebem ajuda de custo de R$ 500 mensais, por turma, podendo atuar em até duas turmas. Para ser selecionado para atuar no programa como alfabetizador, na zona rural, o candidato precisa ter no mínimo o Ensino Fundamental completo e já ter atuado como alfabetizador de jovens e adultos. Já para a zona urbana, o candidato precisa ter no mínimo o Magistério e também ter atuado alfabetizador de jovens e adultos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet