Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

AINDA SEM RUMO

Discussão do governo com deputados e Fórum Sindical por RGA fica para quarta; não há nova proposta

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Discussão do governo com deputados e Fórum Sindical por RGA fica para quarta; não há nova proposta
A reunião prevista para o início da noite desta terça-feira (13) entre a equipe econômica do governo Pedro Taques com a bancada aliada e o Fórum Sindical, para discutir a aplicação da Revisão Geral Anual (RGA), foi adiada para o final da tarde desta quarta-feira (14), no Palácio Paiaguás. A explicação oficial é de que parcela considerável dos secretários está em Brasília, com o governador José Pedro Taques (PSDB), na busca por recursos para investimentos em Mato Grosso.

 
No entanto, a reportagem do Olhar Direto apurou que existe também um componente político: o governo não encontrou uma equação para melhorar a proposta de pagamento da RGA. Por enquanto, está mantida a proposta de pagamento de 6,28% no primeiro semestre de 2018, já rejeitada pelos servidores públicos, em assembléia geral, na semana passada, com participação de 23 categorias.

Leia mais:
- “É melhor comer canjica do que dormir com fome”, ensina Jaime Campos ao pedir que Fórum Sindical aceite RGA parcelado
 
- Governo Taques  apresenta contraproposta da RGA para o Fórum Sindical nesta terça-feira

Os secretários Gustavo de Oliveira, de Estado de Fazenda (Sefaz); Guilherme Müller, de Planejamento (Seplan); e José Adolpho Vieira, chefe da Casa Civil, responsáveis pelo encaminhamento da negociação,  estão fora de Cuiabá.
 
Todavia, Gustavo de Oliveira alertou que, antes de viajar, que, por enquanto, está valendo a  proposta de pagamento da RGA de 2017 – referente ao ano de 2016 – em três parcelas, a partir de janeiro de 2018. Serão duas parcelas de 2,15% em janeiro e abril; e uma derradeira, de 2,14%, em setembro de 2018, totalizando 6,58%. O valor foi calculado sob juros incidentes de cada parcela.
 
No contraponto, o Fórum Sindical insiste que em que a reposição seja quitada neste ano. Além disso, ainda faltam ser incorporados 3,92% da reposição salarial de setembro de 2016. Já foram pagos 7,36% em duas parcelas.
 
Classificado como ‘padrinho’ do diálogo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), pediu que seja reduzida a tensão de lado a lado e que prevaleça o diálogo. Botelho advertiu, porém, que se houver radicalização e for deflagrada greve geral, deixa de ser intermediador das conversações entre governo e Fórum Sindical.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet