Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

De novo em cena

Ex-prefeito é novamente preso em operação da Policia Federal

O ex-prefeito de Porto Alegre do Norte, Luiz Carlos Machado, foi novamente preso nesta sexta-feira na operação Publicanos, deflagrada pela Polícia Federal contra fraudes previdenciárias em Mato Grosso. Conhecido popularmente como Luiz Bang, ele já foi preso na Operação Pluma, no mês de julho, pela prática de grilagem de terras no Vale do Araguaia e, agora, é acusado de intermediar as aposentadorias fraudulentas para obter vantagens financeira e eleitoral.


As investigações iniciaram há cerca de um ano e revelaram a atuação de uma organização criminosa nas cidades de Confresa ; Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte e Rio Verde/GO, localizadas nas regiões Noroeste do Estado e Sudoeste Goiano. Ele atuava na obtenção fraudulenta de benefícios previdenciários de aposentadoria por idade, pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-doença previdenciário a supostos trabalhadores rurais e dependentes.

Além do ex-prefeito, outras 15 pessoas estão presas sendo um servidor do INSS, uma ex-secretária de Sindicato de Trabalhadores Rurais, 9 intermediários e quatro beneficiários ou representantes legais.

Os presos estão sendo encaminhados para Penitenciária Central de Cuiabá e vão responder pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção ativa, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informação e formação de quadrilha. Conforme a PF, estima-se um prejuízo aproximado de R$ 2,2 milhões em 150 benefícios concedidos com suspeita de irregularidades.

Luiz Bang já foi considerado o 5º pistoleiro mais perigoso do país. Em função disso ele prestou depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito da Pistolagem ocorrida entre 1991 e 1993 na Câmara Federal.

Na época em que foi chamado para depor na CPI, o nome de Luiz Bang, como é conhecido, também foi envolvido com o assassinato do ex-senador Olavo Pires, morto num hotel de São Paulo, que era pré-candidato a governador de Rondônia.

Leia também:

PF prende 16 pessoas acusadas por fraudes contra a previdência

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet