Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

fogo na terra

Incêndio já consumiu 50 hectares em Manso

14 Ago 2009 - 11:43

Da Redação AA - com informações Secom MT

Foto: Reprodução

Incêndio já consumiu 50 hectares em Manso
Desde a tarde de ontem (13), o Corpo de Bombeiros tenta combater  um incêndio nas imediações do Lago do Manso ( 120 quilômetros de Cuiabá), que já consumiu cerca  de 50 hectares de vegetação. O fogo consome rapidamente a vegetação do local e mata os animais silvestres da região.


Na manhã desta sexta-feira (14), a Defesa Civil já enviou mais 10 militares. A nova equipe seguiu logo cedo para a localidade que fica entre os distritos de Marzagão e Bom Jardim. Ainda não se sabe se incêndio foi proposital ou acidental.  Após o incêndio ser contido, uma perícia será realizada no local para apurar as causas.

Na tarde desta quinta-feira uma equipe formada por dois bombeiros militares e dois brigadistas, foi enviada ao local para averiguar a denúncia anônima, recebida pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e repassada à Defesa Civil. O denunciante disse que ligou para pedir ajuda porque o fogo se aproximava rapidamente da propriedade dele.

Ao chegar ao local os bombeiros se depararam com uma cena de proporção muito maior que imaginavam. As chamas consumiam uma área de 30 quilômetros de frente para a estrada, os focos se alastravam rapidamente por conta da vegetação seca, do vento e da baixa umidade relativa do ar. Animais silvestres que conseguiam escapar, cruzavam a pista desesperados em busca de refúgio.

De acordo com o segundo sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Frank Marcelino, de imediato os brigadistas utilizaram abafadores para conter o fogo na beira da estrada e evitar que passasse para o outro lado da pista e na sequência se equiparam com uma ‘bomba costal’ (espécie de mochila que o bombeiro usa nas costas, com capacidade para transportar 20 litros de água, com uma mangueira acoplada e usada para conter pequenos focos de queimadas em incêndios florestais), para tentar acabar com o máximo de focos possível.

As caminhonetes usadas para esse trabalho realizado por meio de uma parceria entre Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e Defesa Ciivil, são equipadas com um ‘Kit Combat’, uma espécie de tanque com capacidade para comportar 600 litros de água. A equipe que esteve ontem no local, combateu as chamas até que água do tanque acabasse e voltou para Cuiabá para pedir reforços.




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet