Olhar Direto

Segunda-feira, 26 de junho de 2017

Notícias / Política MT

No adeus ao professor Aecim Tocantins, destaque para seu trabalho por MT, com legado de ética e honradez; veja fotos

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

18 Jun 2017 - 12:30

Foto: Reprodução

No adeus ao professor Aecim Tocantins, destaque para seu trabalho por MT, com legado de ética e honradez; veja fotos
Centenas de familiares, parentes, amigos e autoridades compareceram à Capela das Orquídeas, nos Jardins – área central de Cuiabá, neste domingo (18), para o último adeus ao ex-prefeito e professor Aecim Tocantins, 94 anos, morto na última madrugada, vítima de parada cardíaca e septicemia (infecção geral grave do organismo). Em todas as declarações, um lamento e uma citação de credibilidade ao homem público, cidadão e pai de família.
 
“Toda despedida é dolorosa, principalmente por ser um pedaço da vida que deixamos pra trás perdendo. Talvez, a chance de vivê-la”, afirmou o alfaiate Antônio Pedroso Dias, 99 anos, responsável pelos cortes das roupas de Tocantins, principalmente blazers e calças, por mais de meio século. Pedroso recordou a simplicidade do cliente ilustre, que, não raras vezes, pagava roupas para outros amigos que não tinham condições.
 
Leia Mais:
- Governo decreta luto e Taques lamenta a morte de Aecim Tocantis: "Contribuiu para o crescimento da cidade e do Estado"

- Morre o professor Aecim Tocantins

Aos 65 anos, o desembargador Sebastião Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, recordou que foi trabalhar com Aecim Tocantins ainda na adolescência, como office boy, em 2 de maio de 1966. Ele só saiu com emprego assegurado,  conseguido a pedido do próprio Aecim, na extinta Companhia de Saneamento do Estado (Sanemat).
 
“O professor Aecim dizia: a dignidade de um homem não está naquilo que os outros pensam nem em seus bens, mas em sua vida de caráter irreparável. Era um exemplo que todos deveriam seguir”, afirmou Sebastião Moraes, que guarda dessa convivência algumas das melhores recordações da sua vida. O desembargando entende que Tocantins é um exemplo que deveria ser seguido.
 
O procurador geral de Justiça, Mauro Curvo, disse que professor Aecim faz muita falta para a vida pública de Mato Grosso, num momento em que há aridez de bons exemplos. “Ele representou o verdadeiro homem público. Honesto, probo e preocupado com a sociedade que vivia. Certamente, Mato Grosso perde uma referência”, sentenciou Curvo.
 
Amigo de longa data, o ex-governador Júlio Campos (DEM) lembrou que Aecim deu importante contribuição para Mato Grosso. “Estamos do todos de luta, mas fica o seu exemplo de trabalho e honradez”, disse Campos.
 
Amigo da família de longa data, o arcebispo emérito de Cuiabá, dom Bonifácio Piccinini, esteve no velório para celebrar a cerimônia final. “Era um bom homem. Bom pai de família. Bom Católico. Está nos braços do Altíssimo”, afirmou dom Bonifácio.
 
O filho Mário Luiz Correa Tocantins explicou que o pai vinha tratando da saúde há tempos, mas o quadro se agravou, na semana passada. “Ele teve pneumonia e foi internado. Depois, houve o problema no intestino. Os médicos optaram pelo tratamento clínico, por causa do histórico de cardiopatia, pois tinha duas pontes de safena e três stents no coração. Lutou muito [pela vida] até a madrugada deste domingo”, explicou Mário Luiz.
 
Aecim Tocantins foi professor, prefeito de Cuiabá (1961) e ministro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), cargo correspondente ao de conselheiro, atualmente. Também era escritor e membro da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGM). Deixou a viúva dona Célia Corrêa Tocantins, a popular Celita, e dois filhos – Mário Luiz e Maria Luíza.
 
O governador José Pedro Taques (PSDB) lamentou e, em nota, o falecimento de o professor Aecim Tocantins e decretou luto oficial por três dias. Fora de Cuiabá, Taques foi representado no velório pelo secretário José Adolpho Vieira, chee da Casa Civil. O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), de Cuiabá, também divulgou nota de pesar e decretou luto oficial por três dias.
 
 O velório está sendo realizado na Capela Jardins, na sala das Orquídeas, no bairro Bandeirantes, na Capital. O enterro está previsto para acontecer às 16 horas, no Cemitério da Piedade, area central de Cuiabá.

12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Mariana
    19 Jun 2017 às 11:46

    O Laura vai ler um pouco Para ter mais cultura prof: AECIM foi correto honesto Contribuiu muito por cuiaba exemplo que os políticos do Brasil deveriam seguir .

  • Zé Guaporé
    19 Jun 2017 às 08:55

    Laura, em Várzea Grande e Sorriso, suas principais avenidas há anos levam o nome de Governador Julio Campos, que continua vivo nos dias atuais!

  • Zé Mné
    19 Jun 2017 às 08:06

    A derrota de Aecim Tocantins para Vicente Vuolo representou a queda da UDN, que iria se consolidar como o maior partido de MT. Filinto Muller à época declarava: "não podemos deixa a UDN levar essa, senão dependeremos do PTB pra tudo".

  • Marta
    19 Jun 2017 às 07:03

    Ele mereceu ter essa homenagem de ter o nome no estádio fez muito por cuiaba .

  • Julio Campos
    18 Jun 2017 às 21:25

    Professor e Conselheiro Aecim Tocantins, foi um dos mais dignos e honrados homens públicos do Estado de Mato Grosso, e mereçe todas as nossas homenagens postuma. Ele já esta nos braços de DEUS.

  • Mariza Mendes Fiorenza
    18 Jun 2017 às 21:15

    Obrigada, Professor, pela tua generosidade. Siga em paz!

  • Elisângela Cavaccini
    18 Jun 2017 às 18:16

    Homem alegre, querido e sábio!! Eu tive privilégios de prosear com ilustre Professor Aecim Tocantins... Amava Cuiabá de todo coração. Um exemplo a ser seguido, Senhores Políticos!!! Minhas condolências para família e amigos.

  • augusto
    18 Jun 2017 às 17:10

    O laura deixa de ser uma pessoa mesquinha......o sujeito morre e vc vem com essa perola ignobil????? faz favor......de tão sério e honesto e trabalhador que nuniguem teve coragem de encher o saco por causa disso...Me diz ai qual foi o dano disso ter ocorrido?? Aosto que vc nunca nem ouviu falar do mesmo pela sua incultura demonstrada até o momento....vai estudar um pouquinho ...vá buscar sobre o passado...ai vc vai ver quanta baboseira vc se preocupou..

  • Elisângela Cavaccini
    18 Jun 2017 às 16:48

    Querido e sábio Prof. Aecim Tocantins!! Tive privilégio de prosear com esse ilustre homem... Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá" (Bíblia sagrada, João 11:25). Meus sentimentos para família e amigos.

  • Ruzio coutinho _ Jornalista
    18 Jun 2017 às 16:39

    Não para quem estava vivo mais para um homem ,amigo ,sábio, conselheiro adorado pela cuiabania pelo seu geito simples de se expressar e pelo modo com respeito que tratava a todos, que o cercava. Descansa em paz ,nunca esqueceremos de você .que todas homenagem foram poucas nesta terra de Rondon por um cidadão tão querido assim eu te resumo .ao mestre com carinho.

Sitevip Internet