Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Política MT

nada muda

Deputados do PSB garantem que não farão oposição a Pedro Taques por ordem de Valtenir

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Deputados do PSB garantem que não farão oposição a Pedro Taques por ordem de Valtenir
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), garante que os deputados estaduais do PSB não farão oposição ao governador Pedro Taques (PSDB) por uma eventual ordem do novo presidente estadual da sigla, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB).


Leia mais:
Deputados do PSB definem estratégia para “retomar” partido das mãos de Valtenir Pereira

“Está fora de cogitação fazer oposição ao governador Pedro Taques por ordem do Valtenir. Essa foi uma decisão tomada em conjunto”, disse Botelho. “Essa foi uma decisão que tomamos na reunião. Nenhum deputado vai mudar sua forma de atuação”, completou o deputado federal Fabio Garcia.

Esse encaminhamento foi tomado em reunião realizada na tarde de segunda-feira (19), na presença de todos os outros deputados estaduais do partido – Eduardo Botelho, Oscar Bezerra, Mauro Savi e Adriano Silva -, além dos deputados federais – Fabio Garcia e Adilton Sachetti, além do secretário de Estado de Assistência Social, Max Russi (PSB).

A chegada de Valtenir Pereira ao PSB, e com status de presidente estadual, causou furor dentro da sigla. Vindo do PMDB, Valtenir estaria incubido dos propósitos de levar o Partido Socialista Brasileiro para a oposição de Pedro Taques em Mato Grosso e amarrar uma aliança no arco peemedebista, onde deixou aliados como Carlos Bezerra.

A chegada

O dispositivo temporário do qual Fábio Garcia era presidente foi dissolvido pelo presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, com argumento de o deputado federal não ter seguido as orientações do partido ao votar favorável a reforma trabalhista.

O grupo de Fabio Garcia e do ex-prefeito Mauro Mendes tentou fazer Siqueira recuar. A expectativa era que Mauro Mendes assumisse a sigla e Garcia ficasse de fora da Executiva, para agradar os dirigentes nacionais, mas o grupo não obteve êxito na empreitada.

Para o lugar de Fábio, Siqueira já havia escolhido outra pessoa. No entanto, uma pessoa que estava em outro partido e que também votou a favor da reforma trabalhista, o deputado federal Valtenir Pereira, que engrossava as fileiras do PMDB, mas outrora já havia sido presidente do PSB e desafeto do grupo político de Mauro Mendes e Fabio Garcia.

Valtenir Pereira deixou o PMDB, filiou-se ao PSB e assumiu o comando do partido no dia 15 de junho, a convite do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, após a dissolução do diretório estadual, que era comandado por Fabio e seu grupo. Essa, não será a primeira vez que Pereira enfrentará essa resistência.

A história de Valtenir com o PSB  teve seu primeiro capítulo de 2005 a 2013, tendo a comandado em nível estadual até deixar a sigla. Até 2010, Pereira era líder absoluto do partido em Mato Grosso, quando Mauro Mendes então chegou – e junto com ele Fabio Garcia.

Desde então, houve desentendimentos entre Mauro, seu grupo, e Valtenir e seu grupo. Após ter sido eleito prefeito de Cuiabá, em 2012, Mendes ganhou força dentro da agremiação. Um ano depois, com menos espaço político, Valtenir Pereira deixou a sigla e foi para o PROS. Mas não sozinho. Levou 11 dos então 12 prefeitos do PSB e grande parte dos vereadores, desmontando a PSB em Mato Grosso

De lá para cá, Valtenir ainda rodou pelo PMB e, por último, PMDB. Foi rival político do PSB nas eleições de 2016 e, na Câmara dos deputados, esteve no lado oposto da trincheira política de Fabio Garcia várias vezes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet