Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

adeus

Ex-secretário, escritor e grão mestre da Maçonaria, Rômulo Vandoni é enterrado em Cuiabá

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

Centenas de pessoas, entre familiares e amigos, foram dar o último adeus a Rômulo Vandoni, na Capela Jardins

Centenas de pessoas, entre familiares e amigos, foram dar o último adeus a Rômulo Vandoni, na Capela Jardins

O engenheiro Rômulo Vandoni, 94 anos, foi enterrado na tarde desta terça-feira (20), no Cemitério da Piedade – área central de Cuiabá. Ele foi uma das figuras públicas mais influentes de Mato Grosso na segunda metade do século XX, sendo idealizador e criador do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), fundador da Loja Maçônica Acácia do Ocidente, grão mestre de honra da Potência Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, autor do livro “Ao Longo do Araguaia”, ex-secretário de Estado de Agricultura e ex-secretário de Obras e Viação de Cuiabá.

 
Oriundo de Araçatuba (SP), ele adotou Mato Grosso ainda na juventude. Com o irmão Odenir Vandoni, margeou o rio  Araguaia, em fins da década de 1940, desde Alto Araguaia  até Conceição do  Araguaia, no Paraná. A aventura resultou em seu primeiro livro: “Ao Longo do Araguaia”, que se tornou referência do Curso de Geografia, nos primórdios da Universidade Federal de Mato Grosso, ao lado de obras do Marechal Cândido Rondon.
 
Leia mais:
- No adeus ao professor Aecim Tocantins, destaque para seu trabalho por MT, com legado de ética e honradez; veja fotos

- Rômulo Vandoni foi secretário de Estado; era pai dos ex-secretários Rômulo e Adriana Vandoni

“Ele era um visionário. Um homem à frente do seu tempo”, decretou o ex-governador e ex-prefeito Frederico Campos, amigo de longa data. “Se hoje o rebanho bovino de Mato Grosso está livre da febre aftosa, sem dúvida, a sua participação foi de fundamental importância”, pontuou Frederico Campos, que convocou Vandoni para a sua assessoria em três mandatos: duas vezes na Prefeitura de Cuiabá (1967-69 e 1989-92), na Secretaria de Obras; e uma no governo do Estado (1979-83), como secretário de Agricultura.   
 
Colega de staff de Vandoni, no governo Frederico Campos, o ex-secretário Osvaldo Fortes, de Planejamento, recordou a visão estratégica do amigo. Partiu dele o primeiro projeto de pavimentação da BR-163 (Cuiabá-Santarém), até Sinop. “Sua importância para Mato Grosso está acima do que pode ser registrado nos livros”, decretou Osvaldo Fortes.
 
Personalidades da vida pública mato-grossense, como o ex-governador Júlio Campos (DEM), o médico Gabriel Novis Neves, fundador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e os secretários Marcelo Duarte, de Estado de Infraestrutura (Sinfra), e Guilherme Müller, de Estado de Planejamento (Seplan), passaram pelo velório. O secretário José Adolpho Avelino Vieira, chefe da Casa Civil, representou o governador José Pedro Taques (PSDB), que está em tratamento de saúde e enviou coroa de flores.
 
Viúvo desde 2014, Vandoni faleceu na noite da última segunda-feira (19), vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele deixou quatro filhos: Neida, Márcia, Rômulo Filho e Adriana. Nos últimos anos, as irmãs Márcia e Adriana Vandoni foram secretárias de Estado de diferentes governos. Márcia foi presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e de Estado de Planejamento (Seplan), no governo Silva; Adriana foi secretária de Combate à Corrupção, no governo Pedro Taques.  Rômulo Filho foi vereador em Cuiabá e Secretário Municipal de Habitação.
 
Pai dedicado, Rômulo Vandoni recebia o carinho diário dos filhos. Adriana almoçava todos os dias com o pai, enquanto o compromisso do jantar era de Rominho. Neida e Márcia se revezavam nos finais de semana.
 
O grão mestre Ademir Lúcio do Amorim, da Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, enalteceu a participação de Rômulo Vandoni na Maçonaria. “Ele era um dos mais ativos nos cargos que ocupou. Contribuiu para o crescimento da Maçonaria e nas ações de beneficência. Era um homem de fino trato”, resumiu Ademir Amorim.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet