Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Escola Evangélica

Chapada terá nova escola técnica e Mato Grosso soma 18 unidades de formação

Foto: Maria Helena Manhães | Secitec-MT

Chapada terá nova escola técnica e Mato Grosso soma 18 unidades de formação
A Escola Evangélica Buriti, criada em 1923,  a partir deste mês é a nova Escola Técnica Estadual Buriti. O termo de comodato foi  assinado na tarde desta terça-feira (20), entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e a Fundação Buriti, que cedeu a estrutura da escola que, a partir de agora, integra a rede de Escolas Técnicas Estaduais (ETE’s). A unidade está instalada no município de Chapada dos Guimarães, a 64 km de Cuiabá. Com a nova unidade, Mato Grosso soma um total de 10 escolas técnicas em funcionamento e possui ainda  oito em construção. 


Leia Mais:
Exame de DNA vai apontar se cadáver encontrado em carro é de empresário que sofria ameaças

“Todo mundo tem uma história da Buriti para contar. É um patrimônio que precisa ser valorizado, assim como a comunidade de Chapada, que agora pode contar com a Escola Técnica para atender a demanda de qualificação de mão de obra em toda a região”, afirmou o governador Pedro Taques, em solenidade de assinatura do termo. 

Conforme o Governo do Estado, a escola iniciará as atividades em agosto deste ano, com estrutura administrativa completa, seis salas de aula, ginásio, instalações agrícolas e um potencial para ativação posterior de mais quatro salas e auditório. Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio Parreira, serão oferecidos cinco cursos técnicos. 

“Somente nesse primeiro semestre de funcionamento, serão atendidos 150 alunos nos cursos técnicos em Eventos, Técnico em Hospedagem e Técnico em Bar & Restaurante, além de dois cursos de línguas –inglês e espanhol”, reforçou.

Os cursos técnicos têm dois anos de duração e são direcionados aos alunos que estão matriculados a partir do segundo ano do Ensino Médio, ministrados no contra turno das atividades escolares. Já os cursos de idiomas são da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) e estão abertos ao público geral. “As matrículas dos cursos técnicos serão feitas via Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) e devem iniciar em julho, já os cursos da modalidade FIC serão divulgados pela Escola e pela Secitec”, explicou Domingos Sávio.

Para o presidente da Fundação Buriti, Djaik Souza Neves, que também preside a Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara, a retomada é uma conquista, já que desde 2003 a escola encerrou as atividades com formação profissional.

 “A Escola Evangélica Buriti funcionava em regime de internato e convencional. É uma grande alegria resgatar a educação e os propósitos dela".

“A Buriti tem uma história direta com a comunidade chapadense. Resgatar o vínculo social da escola com a expectativa de trazermos oportunidades aos nossos jovens é uma grande conquista. Nosso compromisso é unir alunos e empresários em um objetivo comum, que é o desenvolvimento de Chapada dos Guimarães”, afirmou a prefeita da cidade de Chapada, Telma de Oliveira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet