Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

após decisão

Lucimar mantém rotina, visita unidades de saúde e anuncia reforma de policlínica

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Lucimar Campos toca a administração de Várzea Grande dentro da normalidade

Lucimar Campos toca a administração de Várzea Grande dentro da normalidade

Sem demonstrar qualquer preocupação com a decisão da 20ª Zona Eleitoral que decidiu pela cassação do seu mandato, a prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM), de Várzea Grande, manteve a sua rotina normal, nesta quarta-feira (21). Ela visitou unidades de saúde, conversou com pacientes e anunciou a reforma e ampliação da Policlínica do Jardim Glória, uma das mais concorridas da Cidade Industrial.  

 
Lucimar Campos esteve vistoriando unidades de saúde, acompanhando o atendimento e obras que estão em andamento, inclusive algumas que fazem parte das medidas colocadas em prática para melhorar a área. Ele apontou que, entre janeiro e maio deste ano, no Hospital e Pronto Socorro Municipal e na UPA Ipase houve registro de atendimento de 110.878 mil pessoas.
 
Leia mais:
- Defesa de Campos entende que juiz desconsiderou provas e avisa que vai recorrer de cassação

- Justiça eleitoral cassa mandato da prefeita Lucimar Campos e do vice e determina multa de R$ 60 mil; leia a decisão

“Estamos avançando em todas as áreas da administração municipal e a saúde pública vem recebendo recursos e ações que melhoram o atendimento prestado a população que necessita do Sistema Único de Saúde – SUS”, observou a chefe do Poder Executivo. Ela assegurou que ainda em 2017 o Hospital e Pronto Socorro Municipal estará 100% reformado, ampliado e reequipado.
 
Além da reforma geral do Hospital e PSM, Lucimar Campos anunciou também a reforma geral da Policlínica do Jardim Glória, a única de cinco unidades que ainda não recebeu obras. “As policlínicas do Cristo Rei, Parque do Lago, Marajoara e 24 de Dezembro já foram reformadas, melhoradas e entregues à população. Agora será a vez da quinta unidade, a do Jardim Glória, ser reformada para melhor atender a população”, enfatizou Lucimar.
 
As unidades de saúde fiscalizadas pela prefeita Lucimar Sacre de Campos e pelo secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, foram à Unidade Básica de Saúde do bairro Água Limpa, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil(CAPS), à Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora da Guia, a policlínica do Jardim Glória, ‘Dr. Moacyr De Lannes’ e o Hospital Municipal e Pronto-Socorro.
 
A chefia do Poder Executivo reservou toda a semana reservada para vistoria in loco de obras, de escolas, de situação de bairros, e, especialmente a locais que prestam serviço direto à população.  Lucimar entende que os encontros possibilitam conhecer a realidade e a rotina dos equipamentos públicos.
 
“Como hoje priorizamos as unidades de saúde, pudemos conferir e comprovar o atendimento humanizado que preconizamos em Várzea Grande e que envolve atitude dos gestores e profissionais de saúde na co-responsabilidade na obtenção de um bom resultado. O usuário do SUS tem que ter atendimento de excelência e humanizado”, ponderou a prefeita varzeagrandense.
 
Lucimar Campos destacou que, nas visitas, se certificou do atendimento prestado e, ainda, se os insumos necessários estão dentro da ordem e o comprometimento dos servidores. Ela ressaltou que “o atendimento humanizado requer bons profissionais, mas também estrutura digna de trabalho, insumos e assiduidade”.
 
A prefeita demonstrou aprovação ao contatar que, nas unidades visitadas, todas as farmácias estão abastecidas e com capacidade de atendimento a demanda. As visitas são feitas sem aviso prévio e juntamente com equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. Nas visitas, são avaliados a estrutura dos locais, limpeza, assiduidade dos servidores, conversas tetê-a-tête com os pacientes e conferência quanto à funcionalidade das farmácias.
 
No Pronto-Socorro Municipal, unidade que está passando por uma reforma completa, a prefeita e equipe avaliaram o atendimento nas alas já reformadas e entregues, vistoriaram as obras em execução do Centro Cirúrgico e da UTI Adulto e Rede Cegonha.
 
A prefeita reforçou que até o final do ano o Pronto-Socorro estará 100% reformado e entregue com mobiliário e equipamentos novos. Cerca de R$ 5 milhões estão estimados para a conclusão, recursos que estão sendo partilhados entre próprios, estadual e federal, bem como com repasse de emendas parlamentares.
 
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Água Limpa, uma das mais procuradas, a prefeita conheceu parte do atendimento que é diariamente prestado, nas áreas de clínico geral, pediatria, ginecologia, odontologia e ainda vacinação. A dentista Rita de Cássia dos Santos divide o atendimento com outro profissional, que atende à tarde, e ela optou por atender crianças, ofertando odontopediatria. “Estou há 25 anos trabalhando no Município e há seis anos aqui nesta unidade e desde que a prefeita assumiu não falta material e há valorização dos servidores”.
 
Lucimar Campos presenciou ‘in loco’ a oferta de repelentes que a Rede SUS oferta para gestantes, o que minimiza o risco de contrair dengue, zika vírus e a febre chikungunya.
 
A diretora da unidade, Celina Bernardes, contou que a UBS é referência em vacinação na região central da cidade e chega a contabilizar cerca de 400 doses ao mês.
 
Já no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Infantil), localizado no Jardim Imperador, o gerente da unidade, Lucio Magalhães, conduziu a visita e explicou que a maior parte dos atendimentos prestados é para crianças de zero até 18 anos – em alguns casos – com transtornos mentais e usuários de droga e ou álcool. “Todo o atendimento realizado é multidisciplinar com psiquiatra, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo”, explicou o gerente.  
 
Na Unidade Básica de Saúde do bairro Nossa Senhora da Guia, a prefeita conversou com a médica ginecologista Candice Castro, que quer ampliar o atendimento de sua especialidade trazendo universitários para estagiar na unidade. Nessa unidade também são ofertados tratamentos odontológicos, ginecológico, clinico geral, psicólogo e psiquiatra. A prefeita também elogiou a condução dos serviços na unidade, gerida por Abimael Elias Junior, bem como a oferta e a organização dos medicamentos da farmácia.
 
Na policlínica Doutor Moacyr De Lannes, no Jardim Glória, o gerente Marcos Vinicius Galante, contou que ao dia são atendidas cerca de 90 pessoas nas especialidades de odontologia, ginecologia, clinico geral, psicologia e psiquiatria.
 
O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, disse que esses encontros proporcionam uma maior aproximação da gestão com o servidor e traz como resultado uma grande troca de ideias, experiências e conhecimentos. “No caso da saúde, podemos ouvir nossos servidores que de fato estão na ponta do atendimento, e não apenas os gerentes, e o principal, receber a avaliação direta da população do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ponderou Diógenes Marcondes.
 
“O que queremos com essas visitas é extrair boas ideias e iniciativas que fazem de uma unidade de saúde ou de uma escola exceção e referência na comunidade e assim, ao conhecer realidades diferentes, poder compartilhar com as demais unidades para atingir um nível de excelência na prestação de serviços essenciais ao várzeagrandense, porém de forma humanizada e de excelência”, complementou Lucimar Campos.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet