Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

EXCELÊNCIA

Governo Taques firma parceria com ONU e agência federal para melhorar infraestrutura

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Pedro Taques assinou convênios inéditos com ONU e EPL

Pedro Taques assinou convênios inéditos com ONU e EPL

Numa parceria inédita do ponto de vista administrativo, o governo de Mato Grosso firmou convênio com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops/ONU) e com a Empresa de Planejamento em Logística (EPL), ligada ao governo federal, para melhorar a gestão da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). O compromisso foi assinado pelo governador José Pedro Taques (PSDB) com representantes da ONU e ELP, durante evento nesta quarta-feira (21), no Salão Garcia Neto do Palácio Paiaguás.

 
A expectativa é de que sejam melhores qualificados  os serviços prestados diretamente ao cidadão pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), no que se refere a pavimentação e reconstrução de estradas.
 
Leia mais:
- Pedro Taques assume que está com a terceira pneumonia em um ano e ironiza "olho gordo": vão ter que me engolir

- ONU vai contribuir com projetos sustentáveis para melhorar gestão da Sinfra em Mato Grosso

Pedro Taques afirmou que as agências devem colocar o Estado em um outro patamar de desenvolvimento das ações a serem realizadas a médio e longo prazo, além de contribuir para a captação de recurso junto as instituições financiadoras. “A parceria com a ONU e da EPL demonstra o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na Sinfra, que concluiu em dois anos 1.430 km de asfalto. Vamos conseguir estruturar sistemas, processos e projetos que irão contribuir para alcançarmos resultados melhores ainda”, explicou o chefe do Poder Executivo.
 
“Nós vamos ter ‘selos de qualidade’ de instituições que atuam em nível nacional e internacional. Neste momento econômico delicado, quando o Estado busca captar ‘dinheiro novo’, estas parcerias são de fundamental importância”, argumentou Taques.
 
Os resultados destas parcerias devem aparecer com o tempo. No entanto,   o secretário Marcelo Duarte Monteiro, de Estado de Infraestrutura e Logística, ponderou que os convênios já representam uma mudança imediata de mentalidade no modo de trabalhar no Estado.
 
“Foram assinadas duas parcerias importantes de cunho estratégico. No Brasil, temos uma cultura muito imediatista. Contudo, nós acreditamos que o sucesso do Estado deve passar pelo planejamento, assim como ocorre nos países de primeiro mundo. Trouxemos a ONU para atuar dentro da secretaria, para dar ao órgão a expertise que Mato Grosso irá precisar para aprimorar a sua infraestrutura nas próximas décadas”, destacou Duarte Monteiro.   
 
Para o projeto de “Fortalecimento da gestão da infraestrutura de transporte e de obras em Mato Grosso”, assinado com a ONU, o governo do Estado irá investir R$ 28,07 milhões, no período de três anos. Desta parceria, devem nascer diversos avanços.
 
Em conjunto serão elaboradas ações que vão buscar o aperfeiçoamento do atual modelo de gestão de projetos da Sinfra; a adoção de processos digitais mais eficazes para projetos, supervisão e execução de obras; o reforço da capacidade profissional dos servidores; além de propor alternativas de financiamento e contratação; entre outras medidas que colaborem para a melhoria da infraestrutura e logística do Estado.
 
Outro representante do Governo de Mato Grosso envolvido no projeto é a Mato Grosso Parcerias S.A. (MT PAR), que ficará mais focada na gestão de informações, no acompanhamento dos processos de capacitação dos servidores e nas atividades relacionadas à contratação de Parceria Público-Privadas (PPP).
 
Parcerias consolidadas
 
A diretora do Unops, com sede em Brasília (DF), Claudia Valenzuela, explicou que a agência vai atuar em Mato Grosso de três formas diferentes. “Uma das nossas especialidades é fazer a gestão de projetos, com as metodologias mais renovadas no mundo. Nós somos certificadoras de gestão de projetos. O segundo eixo importante de atuação são as aquisições, ou seja, como os governos podem comprar melhor e de forma mais eficiente e transparente. Por fim, o que realmente é o nosso coração: atuar com infraestrutura e trabalhar com as novas modelagens, como PPPs (Parcerias Público-Privadas) e concessões”.
 
Já o acordo assinado com a EPL visa o desenvolvimento de estudos preliminares técnico, econômico e ambiental no âmbito multimodal para aplicação em concessões de infraestrutura estaduais que se integram a logística de transporte nacional. Esta parceria irá fomentar informações para o desenvolvimento de um Plano Estadual de Logística Integrada. Tuddo isso será pensado em conjunto com a política de desenvolvimento do governo federal.
 
O diretor-presidente da EPL, José Carlos Medaglia Filho, destacou que encontrou em Mato Grosso o melhor cenário para atuação. “Temos uma grande confiança nesta nossa união. O Governo de Mato Grosso é o nosso parceiro ideal neste momento, até pela interação das equipes técnicas de alto nível. Juntas, elas vão alcançar resultados para contribuir com a melhor tomada de decisão dos gestores, que conhecem bem da infraestrutura do estado e agora terão mais dados para aprimorar as suas ações”, comentou.
 
Diversas autoridades estaduais participaram do evento e reconheceram a importância destas parcerias. Entre os presentes, representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e coordenador-geral da Rede de Controle, conselheiro substituto Moises Maciel, destacou a evolução da gestão da Sinfra durante a atual administração. 
 
“Em 2015, o cenário era de caos, não exista condições dos servidores trabalharem na Sinfra. Naquele momento, então, organizamos junto com a Sinfra o nosso primeiro fórum, onde discutimos planejamento, projetos de qualidade, preço justo, processos claros e também a mão-de-obra”, citou o coordenador da Rede de Controle. “Em 2016, no segundo, fizemos o mapeamento de risco da secretaria, em parceria com os quatro órgãos de controle. Se fosse em outro tempo, iria correr todo mundo. Mas, hoje, não tenho dúvidas que o cenário é completamente diferente, com boas práticas de trabalho. Daí da importância da ONU e da EPL atuarem em Mato Grosso, trazendo a Sinfra para um patamar de excelência”, complementou Moisés Maciel.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet