Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Abrigo de Animais

Protetores e Prefeitura visitam local onde será construído 1º abrigo de animais publico da capital

Foto: Divulgação

Protetores e Prefeitura visitam local onde será construído 1º abrigo de animais publico da capital
Representantes da Prefeitura de Cuiabá e de Organizações Não Governamentais (ONG's) voltadas ao cuidado animal visitaram na última semana uma área de 7 mil m², onde será construído o primeiro abrigo público de animais abandonados, que forem recolhidos das ruas da capital. O abrigo será administrado pela Prefeitura de Cuiabá, através da nova Diretoria de Bem Estar Animal.


Leia também:
Dupla sertaneja fica ferida em acidente envolvendo carreta na BR-070

A criação desta diretoria faz parte do anteprojeto de lei elaborado pelo vereador Marcelo Bussiki, que busca instituir uma legislação sobre criação, circulação e políticas de proteção, defesa e bem-estar dos animais em cuiabá. Mas ainda seguirá para aprovação na Câmara Municipal.

O abrigo será construído na região do Florais Cuiabá, e dentro dos 7 mil m² irá ter uma sede administrativa, um canil, gatil, um espaço destinado aos possíveis programas de vacinação e esterilização, além de uma área verde para a vivência dos animais.  Para Bussiki, ver o projeto tomando corpo e saindo do papel, mostra que o esforço conjunto de todos os lados, para criar políticas públicas em prol dos animais, não foi em vão.

A área foi destinada a prefeitura de cuiabá, como compensação pela construção dos condomínios Florais. A previsão segundo o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Jackson Messias de Souza, é que o início das obras, só estão esperando que seja concluído a transferência da escritura do terreno. "A doação foi uma medida compensatória e eu trouxe o vereador e as Ongs aqui para conhecerem este espaço e ver se é possível atender a demanda. Hoje já temos recursos alocados via Fundo do Bem Estar Animal e um Termo de Ajustamento de Conduta que foi firmado com uma empresa e que vai possibilitar a estruturação deste espaço. Assim que o terreno for oficializado como da prefeitura, já podemos mexer aqui", afirmou Souza.

Dentro do anteprojeto de lei que está tramitação na câmara, é previsto a criação do Registro Geral Animal (RGA) onde, através de um microchip, cães e gatos sejam, identificados, recolhidos, além de registrar informações de manejo e destinação dos animais. É previsto ainda a instituição de um serviço de Disque Atendimento de Animais no número de telefone 156, além de um Programa Permanente de Controle Reprodutivo de cães e gatos, com a esterilizações cirúrgicas de 50 animais por mês.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet