Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MENTALIDADE VENCEDORA

Mato Grosso é primeiro do Brasil em institucionalizar formação de líderes e tratar cidadãos como clientes

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Júlio Modesto quebrou a tábua nas mãos da especialista Tatiane Barbieri, no evento

Júlio Modesto quebrou a tábua nas mãos da especialista Tatiane Barbieri, no evento

Apontado como “viagem sem volta para o futuro”, o pioneirismo de Mato Grosso na implantação do coaching no serviço público tende a se tornar um ‘divisor de águas’, no tratamento do Estado para com sua população. A determinação do  governador José Pedro Taques (PSDB), ao assinar  o decreto que institucionaliza a metodologia como ferramenta de gestão pública, nesta terça-feira (27), é para que seja um formato permanente de melhoria, para que o cidadão que depende de serviços do Estado seja tratado como cliente.

 
O ato ocorreu durante realização do Workshop de Liderança e Coaching na Gestão Pública, promovido pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT), via Escola de Governo.
 
Leia mais:
- Pedro Taques reafirma confiança em secretários presos: "não julgo as pessoas antes do momento"

- Taques promete reforma de centros comunitários de Cuiabá, com emenda de Botelho e R$ 1 milhão de Emanuel Pinheiro

A intenção é transformar a cultura do serviço público, por meio da implantação desta metodologia, que potencializa os resultados e traz benefícios que atingem todas as esferas de Governo e a sociedade.
 
Pedro Taques observou que o Estado está trazendo este conceito da iniciativa privada e adaptando para melhorar a prestação de serviços ao cidadão. Taques ressaltou ainda a importância do fortalecimento da Escola de Governo, que deve atuar como referência da formação de líderes.
 
“O fortalecimento da Escola de Governo é o melhoramento da qualidade do serviço público. Os servidores representam o maior patrimônio que o Estado possui. Se tivermos servidores que trabalhem com ambiência profissional, com estímulo e formação continuada, nós teremos uma prestação de serviço melhor”, afirmou o chefe do Poder Executivo.
 
O secretário Júlio Cezar Modesto, de Estado de Gestão, afiançou que o decreto torna oficial que o coaching está dentro das atividades que a Escola de Governo vai desenvolver para formação dos servidores do Executivo mato-grossense. Isso possibilita que o trabalho nesta área continue, mesmo com a troca de gestão, evitando retrocessos.
 
“Estamos dando um passo importante, trazendo o coaching para a vida dos nossos servidores. Num momento em que você vive com escassez de recursos, o trabalho da equipe precisa estar potencializado, e o trabalho do coaching é desenvolver as equipes nesse sentido”, justificou Júlio Modesto.
 
O titular da SEGES citou também como avanço a construção do novo Centro de Serviços ao servidor no Centro Político Administrativo. Além de concentrar serviços que facilitam a vida dos servidores, como lojas, restaurantes, salão de beleza, mercado, o espaço abrigará a nova sede da Escola de Governo, mais ampla, equipada, e próxima ao servidor.
 


O coaching é também uma ferramenta de motivação aos servidores, conforme frisou o superintendente da Escola de Governo, Paulino Shigueo Yoshida. A metodologia, segundo o gestor, faz parte dos objetivos da Escola, que é proporcionar as ferramentas e meios para que os objetivos da administração pública sejam alcançados, por meio da capacitação.
 
No evento, foi lançado o livro “Sem Limites - Coaching Potencializando Pessoas”, que contém um capítulo escrito pela Master Executive Coach da Escola de Governo da Seges, Tatiane Barbieri. Ela também ministrou a palestra "Como Transformar Gestores Públicos em Verdadeiros Líderes Coaches”.
 
 
Ferramenta Coaching
 
O Coaching é uma ferramenta de gestão e liderança que traz uma melhora nas metas e objetivos pessoais e profissionais das pessoas, de acordo com Tatiane Barbieri. Ela foi a idealizadora do projeto, que está na 17ª edição, e já contemplou mais de 20 secretarias e capacitou 350 líderes.
 
Ela contou ainda que o programa já realizou consultorias junto às secretarias para descobrir quais as necessidades de cada órgão e, a partir daí, realizar um treinamento específico para cada um.
 
“O coaching identifica o estado atual de uma situação, e nos leva até o estado desejado. Um plano de Governo que precisa ser entregue, os planos de trabalho anuais, auxiliar na realização disso é o que se deseja. O coaching te conduz, te auxilia, e identifica a melhor estratégia para atingir resultados”, explicou Tatiane Barbieri, sobre a importância de aplicar a ferramenta na gestão pública.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet