Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

eficiência bélica

MT troca calibre de armas e padroniza; policias podem comprar equipamento antigo

Foto: Olhar Direto

MT troca calibre de armas e padroniza; policias podem comprar equipamento antigo
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) deu o start para iniciar a troca do calibre .40 para 9mm nas armas dos profissionais do Estado. A partir de 2018, os equipamentos serão padronizados, o que, segundo o gestor da pasta, Rogers Jarbas, deverá trazer maior segurança e eficiência no combate ao crime. Além disto, ele ainda adiantou que as armas antigas poderão ser adquiridas pelos militares por um preço bem abaixo do mercado.


Leia mais:
Ministério Público investiga falhas em armas utilizadas pela Polícia Militar
 
Com a padronização dos armamentos, as forças de segurança trocarão as pistolas .40 por uma 9mm. Segundo o major da Polícia Militar Marcos Paccola, “as análises foram feitas em cima de um protocolo que o FBI publicou de um estudo de 30 anos de confronto armado. É uma série de fatores que estabelecemos como itens a serem estudados. Nos testes, ficou muito claro que o calibre 9mm hoje é muito superior ao .40 no que se refere a confronto armado”.
 
“A questão bélica do Estado já vem sendo discutida há alguns meses. Alguns armamentos estavam apresentando problemas na sua eficiência. A partir destes problemas que detectamos dentro da pasta, iniciamos um trabalho através de uma comissão de padronização bélica, onde somos o primeiro Estado da nação a desenvolver um trabalho neste sentido, cuja finalidade é trazer mais segurança aos nossos profissionais, eficiência na utilização dos equipamentos e também garantia de que não aconteça um acidente ou incidente que atinja qualquer pessoa de bem”, explicou o secretário na manhã desta quarta-feira (28).
 
“A partir do parecer, vamos fazer os testes das armas. Depois, partimos para a primeira aquisição. A primeira leva será pequena, com aproximadamente 100 armas, para fazer o teste efetivo. No ano que vem, devemos seguir com as grandes compras, o que possibilitará já começarmos a vender as armas antigas”, afirma o secretário.
 
“As pistolas que temos hoje poderão ser compradas pelos policiais por um valor muito pequeno, equivalente ao valor que vamos comprar as armas importadas e os profissionais terão condições de estar armados em seu momento de folga. Quando você trabalha com segurança, fica 24 horas por dia nisto. Poderemos dividir em até 12 parcelas a aquisição da arma, tudo por um preço que caiba no bolso”, finalizou o secretário.
 
O major Paccola ainda detalha que “a motivação é um estudo que vem sendo feito há algum tempo para reduzir custos e empregar melhor o dinheiro público. A alteração de calibre provocará uma redução de aproximadamente R$ 700 mil. Além disto, teremos aumento da capacidade de carregador também”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet