Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Troca de calibre

Secretário comemora padronização de armas no Estado: “MT hoje é refém das empresas armamentistas do Brasil”

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Secretário comemora padronização de armas no Estado: “MT hoje é refém das empresas armamentistas do Brasil”
O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), Rogers Jarbas, comemorou a padronização do calibre das armas no Estado. A partir do ano que vem, os equipamentos utilizados serão as pistolas 9mm e não mais as .40. Com a possibilidade de uma licitação internacional, o gestor da pasta acredita que poderá conseguir equipamentos mais eficientes e por uma preço quase 50% menor.


Leia mais:
MT troca calibre de armas e padroniza; policias podem comprar equipamento antigo
 
“Mato Grosso hoje é refém dos valores operados pelas empresas armamentistas do Brasil, no que tange ao valor de armas de fogo. Queremos comprar armamentos e munições melhores e mais eficientes por um valor menor. Com a padronização bélica, poderemos comprar equipamentos de outros países com um custo menor e eficiência maior”, explicou o secretário.
 
O major da Polícia Militar, Marcos Paccola, comentou que “as análises foram feitas em cima de um protocolo que o FBI publicou de um estudo de 30 anos de confronto armado. É uma série de fatores que estabelecemos como itens a serem estudados. Nos testes, ficou muito claro que o calibre 9mm hoje é muito superior ao .40 no que se refere a confronto armado. É uma garantia que vai ser uma melhor prestação de serviço naquilo que é o momento mais crítico da segurança, que é o confronto armado, onde vamos trazer melhores condições para os profissionais”.
 
Paccola ainda garante que o estudo nada teve a ver com os problemas apresentados por alguns modelos da .40: “A comissão não teve trabalho algum para análise referente a acidentes com as armas. Isto está sendo analisado pelo Ministério Público, que nada tem a ver com o trabalho desta comissão. A motivação é um estudo que vem sendo feito há algum tempo para reduzir custos e empregar melhor o dinheiro público. A alteração de calibre provocará uma redução de aproximadamente R$ 700 mil. Além disto, teremos aumento da capacidade de carregador também”.
 
Troca
 
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) deu o start para iniciar a troca do calibre .40 para 9mm nas armas dos profissionais do Estado. A partir de 2018, os equipamentos serão padronizados, o que, segundo o gestor da pasta, Rogers Jarbas, deverá trazer maior segurança e eficiência no combate ao crime. Além disto, ele ainda adiantou que as armas antigas poderão ser adquiridas pelos militares por um preço bem abaixo do mercado.
 
“A partir do parecer, vamos fazer os testes das armas. Depois, partimos para a primeira aquisição. A primeira leva será pequena, com aproximadamente 100 armas, para fazer o teste efetivo. No ano que vem, devemos seguir com as grandes compras, o que possibilitará já começarmos a vender as armas antigas”, afirma o secretário.
 
“As pistolas que temos hoje poderão ser compradas pelos policiais por um valor muito pequeno, equivalente ao valor que vamos comprar as armas importadas e os profissionais terão condições de estar armados em seu momento de folga. Quando você trabalha com segurança, fica 24 horas por dia nisto. Poderemos dividir em até 12 parcelas a aquisição da arma, tudo por um preço que caiba no bolso”, finalizou o secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet