Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

mudança

Taques amplia presença do PSDB no governo e nomeia Carlos Avalone para a Sedec

04 Jul 2017 - 12:52

Da Redação - Ronaldo Pacheco / Patrícia Neves

Foto: GCOM-MT

Taques amplia presença do PSDB no governo e nomeia Carlos Avalone para a Sedec
Conforme o Olhar Direto antecipou,  o governador José Pedro Taques (PSDB)  anunciou nesta terça-feira (4) a substituição do secretário Ricardo Tomczyk, de Desenvolvimento Econômico, pelo empresário e suplente de deputado Carlos Avalone Júnior (PSDB). Com isso, o chefe do Poder Executivo amplia a particpação dos tucanos em seu governo, já que originalmente apenas dois secretários de Estado têm vínculo com o PSDB: o deputado Wilson Santos, das Cidades (Secid); Guilherme Müller, de Planejamento (Seplan). 


Nos bastidores do Palácio Paiaugás, são fortes os rumores de que há pelo menos mais uma troca no primeiro escalão, prevista para ocorrer nos próximos dias, mas ninguém confirma, oficialmente. As pastas mais espinhosas do governo são Educação (Seduc), Saúde (SES) e Segurança Pùblica (SESP). Na Seduc, o atual secretário Marco Aurélio Marrafon é considerado "o queridinho" do governador, enquanto na Saúde ocorreu troca há poucos meses, com a posse do ex-deputado Luiz Vitório Soares, em substituição a João Batista Pereira. 

Caso o chefe do Poder Executivo não tivesse derramado elogios ao secretário Rogers Jarbas, nas recentes aparições públicas, como na última sexta-feira - 30 de junho, quando houve troca de comandante na Polícia Militar de Mato Grosso, em cerimônia no pátio do Quartel do Comando Geral,  poder-se-ia imaginar que a incógnita ficaria por conta da SESP. O coronel Marcos Vieira da Cunha assumiu o comando da PM, em substituição ao coronel Jorge Luiz de Magalhães.

Para não fomentar a "central de boataria", a própria substituição de Tomczyk foi mantida sob sigilo absoluto até a noite desta segunda-feira (3).

Na versão oficial, Ricardo Tomczyk, que também é empresário e produtor rural, pediu demissão ao governador para retornar ao comando das suas empresas. Os atos de exoneração e nomeação serão publicados no Diário Oficial do Estado nos próximos dias, assim que for concluída a transição, iniciada nesta terça-feira (4), entre o atual e o próximo titular da Sedec. Carlos Avalone é o preside o PSDB de Cuiabá desde 2013 e foi um dos coordenadores da campanha de Wilson Santos à Prefeitura de Cuiabá, em 2016.  

Leia Mais:
Suplente de deputado deve substituir Ricardo Tomczyk na Sedec

Durante reunião na manhã desta terça-feira, com ambos admitido e demissionário, Pedro Taques enalteceu o trabalho desenvolvido por Ricardo Tomczyk, e o agradeceu pela lealdade e competência. “Você é um companheiro leal e competente e nos ajudou muito neste período em que liderou a Sedec, reorganizando as nossas políticas para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso. Eu o parabenizo e o agradeço imensamente por seu trabalho, amigo Tomczyk”, frisou Pedro Taques.

O governador também saudou a chegada de Carlos Avalone, lembrando que ele foi o responsável pela criação da política de fortalecimento de vários segmentos econômicos de Mato Grosso no período em que foi secretário de Indústria, Comércio e Mineração (hoje Sedec) no governo do ex-governador Dante de Oliveira. Avalone Júnior reformulou, noa década de 1990, o Fundo de Desenvolvimento da Indústria e do Comércio (Fundeic), mola-propulsora da política de incentivos fiscais, executada até hoje, em Mato Grosso.

“Sei da sua competência, Avalone, mas acredito que seu desafio será maior agora, uma vez que o Ricardo deixou vários projetos desafiadores para tocarmos. Conte com o respaldo de todo o nosso Governo para consolidar estas políticas que irão fortalecer a economia do nosso Estado”, frisou Taques. “Agora é a vez de priorizar o comércio e a mineração, uma vez que já avançamos muito nos segmentos do agronegócio e da indústria”, ponderou o governador.

Ricardo Tomczyk estava no cargo desde 17 de junho do ano passado, quando deixou a presidência da Aprosoja para assumir a Sedec, a convite de Pedro Taques. “Quero agradecer pela confiança depositada em mim, governador, e dizer que dei o meu máximo para cumprir com zelo suas orientações. Saio do Governo mas continuo no grupo, porque acredito no processo de transformação de Mato Grosso iniciado pelo senhor, que já mostra os belos resultados nas diversas áreas. Vou cuidar das empresas da minha família, mas continuo à disposição do senhor e do Governo para consolidarmos esse grande projeto de transformação”, salientou Tomczyk.

Já o novo secretário afirmou que deseja ser digno da confiança do governador e corresponder às expectativas. “Sinto-me honrado pelo convite para fazer parte da sua equipe, governador, e espero estar à altura da sua confiança, das missões que o senhor fixou para o Governo nesta área e, também, de suceder o Ricardo, que fez um brilhante trabalho na Sedec”, afirmou Carlos Avalone.

Participaram da reunião o secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, que permanecerá no cargo; o secretário da Casa Civil, José Adolpho Vieira; o secretário de Fazenda, Gustavo Oliveira, e o secretário do Gabinete de Comunicação, jornalista Kleber Lima.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet